Dieta para baixar o colesterol

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

colesterolDieta para baixar o colesterol. O colesterol é um problema que preocupa muitas pessoas. Todos podemos vir a sofrer deste problema, mas também é verdade que a solução está nas nossas mãos. Hábitos saudáveis e uma alimentação equilibrada são factores essenciais para combater um dos principais culpados da maioria das mortes por enfarte.

Os alimentos “anti colesterol” devem fazer parte da sua dieta se pretende reduzir os níveis e fortalecer a sua saúde coronária. Poderá assim diminuir o risco de sofrer um enfarte ou um AVC, para além de outros problemas vasculares associados aos altos níveis plasmáticos de colesterol.

 

Cevada

É rica em beta-glucanos, um tipo de fibra solúvel e extremamente válida para reduzir os níveis de colesterol-LDL, o pior de todos.

 

Dieta para baixar o colesterolBeringela e frutas

A composição da beringela é rica em fibras e provoca um efeito hipocolesterolemiante que limita e atrasa a absorção intestinal do colesterol. Isso acontece porque favorece a mistura com os ácidos biliares.

 

Azeite de origem vegetal na dieta para baixar o colesterol

O azeite de oliveira é o máximo expoente. É rico em ácidos gordos monoinsaturados (ácido oleico), fitosteróis e vitamina E, algo que lhe permite ser um grande cardioprotector.

 

Frutos secos

Aqui poderíamos falar de muitos tipos de frutos secos, mas as nozes serão provavelmente as mais recomendadas. Têm ácido alfa-linolênico que o organismo transforma em ácidos gordos ómega-3, que são os bons da fita, por assim dizer. Para além disso ainda contém fitosteróis.

 

Peixes gordos

Os peixes azuis contêm (aproximadamente) umas 10 gramas de gordura rica em ácidos gordos polinsaturados da serie ómega-3. O EPA e o HDA são capazes de fazer diminuir os triglicéridos plasmáticos e aumentam a vasodilatação arterial. Este último reduz ainda o risco de vir a sofrer problemas de tensão arterial e tromboses.

 

colesterolSoja

A gordura existente na soja tem uma grande qualidade nutricional. Ácido linoleico e oleico, lecitina e isoflavonas são a sua melhor carta de apresentação para reduzir o colesterol sérico.

 

Aveia

Está demonstrado cientificamente que reduz o colesterol plasmático. Contém fibra, lecitina, avenasterol e gorduras insaturadas como o ácido gordo essencial linoleico. O avenasterol é um fitosterol que actua como a lecitina, diminuindo a absorção de colesterol no intestino.

 

Legumes

Previnem a formação da camada de ateroma que acaba provocando a maioria das doenças cardiovasculares. São grandes aliados na luta contra o colesterol graças aos fitoquímicos existentes na sua composição. As lecitinas, as saponinas, a fibra e as isoflavonas encarregam-se de diminuir o risco de acumulação de colesterol nas artérias.

 

Não se esqueça de incluir todos estes alimentos na sua dieta. Não é preciso abusar deles, simplesmente é preciso mantê-los sempre por perto na luta diária para baixar o colesterol.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...