Rica Saude

Dieta para Baixar Colesterol

Dieta para Baixar ColesterolO colesterol é um problema que dá dores de cabeça a muitas pessoas. Se você é uma delas, fique atento a este artigo pois vamos dar-lhe sugestões para uma dieta para baixar colesterol.

O que é o colesterol?

Normalmente estamos habituados a associar o colesterol a uma coisa má. Mas nem sempre o é. Existem dois tipos de colesterol: o colesterol bom e o colesterol mau. Como o próprio nome indica, o bom é aquele de que o nosso organismo precisa para funcionar corretamente. Quando o colesterol mau aparece, é que as coisas se complicam e que algumas doenças aparecem. Por isso mesmo, aqui ficam algumas sugestões para ajudar a controlá-lo.

Dieta para baixar colesterol

A prática de exercício físico e uma dieta adequada podem ajudar a baixar os níveis de colesterol. Aliás, em grande parte dos casos, pequenas medidas ajudam muito, não sendo preciso recorrer a medicação.
Mesmo que os seus níveis de colesterol estejam dentro do indicado não existe qualquer tipo de risco associado em seguir uma dieta preventiva. Assim sendo, aqui ficam algumas sugestões para que componha a sua dieta e para que diga adeus ao mau colesterol.
Ovos – Ao contrário do que possa estar a pensar, os ovos não estão proibidos. No entanto, não deve comer mais de quatro gemas por semana ou então duas gemas caso o seu caso seja mais grave. É importante salientar que deve contar com os alimentos que têm gema na sua constituição, como os bolos. Quanto à clara, não existe qualquer tipo de problema na sua ingestão.
Carnes e peixe – Estas não devem ser completamente banidas embora seja recomendável ingerir peixe. Caso queira um pouco de carne, opte por carnes brancas e sem gordura.
Produtos que deve evitar: camarão, polvo, lulas, bacon, presunto, linguiça, salame, mortadela, salsicha, carnes gordas, entrecosto, carne de órgãos e carne e peixe frito.
Margarina – Em vez de manteiga, utilize margarina. Ideal para ajudar a regular os seus níveis de colesterol.
Ómega 3 – Está provado que o consumo de ómega 3 ajuda a reduzir o colesterol. Por isso, mais uma boa opção.
Leite e derivados – Tanto no leite, como nos iogurtes e queijo prefira sempre os produtos desnatados.
Nozes – Para ajudar a reduzir o colesterol nozes, amêndoas, castanhas, pistácios e avelãs são uma opção a ter em conta.
Chá verde – Use e abuse. É um bom aliado.
Frutas e vegetais – Esta deve ser a base da sua dieta.
Fibras – Quantas mais, melhor.
Chocolate amargo – Ao contrário do chocolate normal, o chocolate amargo ajuda a reduzir os níveis de colesterol. Daqui em dianta, este é o seu amigo.
Óleos vegetais – Soja, girassol, azeite e arroz são bons aliados uma vez que são fontes de gorduras saudáveis. No entanto, quando fervidos, a sua natureza muda e passam a ser proibidos na sua dieta.
Pão – Dentro desta categoria existem algumas coisas permitidas e outras que deve manter bem longe. Pode comer pão integral, cereais de aveia, trigo ou milho. Já os croissants, biscoitos, bolos e pães que tenham na sua composição ovos, gordura ou manteiga sejam os ingredientes principais.
Estas são apenas algumas sugestões daquilo que pode e do que não pode fazer. Tente conjugar tudo da melhor forma, sempre aliado à prática do exercício físico e diga adeus ao mau colesterol.
Exit mobile version