A dieta paleo é também conhecida como a “Dieta Paleolítica” e por isso parece que voltamos à idade da pedra quando fazemos esta dieta. Mas em que consiste realmente a dieta paleo? É uma dieta muito em voga actualmente e que consiste em comer os mesmos alimentos consumidos pelos nossos antepassados. A dieta paleo é considerada uma forma saudável de comer com uma abordagem nutricional onde apenas se trabalha a genética individual para nos mantermos magros/as, fortes e com energia suficiente todos os dias.
As dietas costumam deixar as pessoas de mau humor e fazê-las sentirem-se cansadas, mas com a dieta paleo isto não acontece. Os defensores da dieta paleo dizem que na dieta moderna são consumidos alimentos refinados, gorduras trans e muito açúcar, e que é isso que está na origem de muitas doenças degenerativas como a obesidade, o cancro, a diabetes, as doenças cardiovasculares, a doença de Parkinson, a doença de Alzheimer, a depressão e até mesmo a infertilidade.
Tabela de Conteúdos
O que se come e o que não se come na dieta paleo
Como em qualquer outra dieta, há alimentos permitidos e alimentos proibidos que é preciso conhecer para poder fazer esta dieta da forma mais correcta. Tome nota dos seguintes dados se pretende realizar este tipo de dieta.
O que pode comer:
- Carnes de animais alimentados no pasto
- Peixes / mariscos
- Frutas frescas
- Vegetais frescos
- Ovos de galinhas de curral
- Nozes
- Sementes
- Azeites/óleo saudáveis (de sementes de linho, nozes, de coco, azeite, etc.)
O que não pode comer:
- Cereais processados
- Legumes ou frutos secos processados
- Leite
- Açúcar refinado
- Pão
- Batatas
- Alimentos processados
- Alimentos com muito sal
- Óleos vegetais refinados
- Doces
- Fast Food
Benefícios da dieta paleo
Para muitas pessoas o facto da dieta paleo oferecer melhores resultados do que as outras dietas é tudo o que precisam saber para a levar a cabo. Mas há muitos outros benefícios por trás desta dieta. Por exemplo, pode melhorar a quantidade de lípidos no sangue, terá uma perda de peso saudável e sem efeitos ioiô, reduzirá as dores musculares e físicas sem dar conta, etc.
Em contrapartida, muitas pessoas não estão muito satisfeitas com o facto de terem de seguir às cegas as recomendações da dieta paleo, e consideram que é também necessário combiná-la com exercício e outros valores nutricionais. Mas a verdade é que a dieta paleo atingiu a fama, porque uma vez iniciada, os resultados podem ser mantidos a longo prazo.
Como fazer a dieta paleo
Realizar a dieta paleo é tão simples quanto mudar alguns hábitos alimentares na sua dieta diária, e começar a ver melhorar a sua saúde comendo apenas os alimentos que a dieta permite. Com estas alterações estará a eliminar alimentos que fazem mal à sua saúde (como o leite de vaca, cereais ou doces), e para além disso irá aumentar a ingestão de vitaminas, minerais e antioxidantes que irão fazer com que se sinta muito melhor e ter uma dieta saudável.