Segundo a dieta molecular, uma boa rotina alimentar deverá consistir na ingestão de alimentos orgânicos, naturais e grãos não refinados. A ingestão de alimentos deverá ser feita da forma mais variada possível, e é importante que a dose de nutrientes a ser ingerida diariamente se coadune na perfeição com as necessidades nutricionais de cada individuo, tendo como base o seu sexo, idade, estatura e historial de problemas de saúde. Só desta forma será possível assegurar uma correta manutenção de todo o organismo.
Esta dieta não possui contraindicações, e poderá ser adotada, quer por pessoas que apenas estejam curiosas em relação à mesma, quer por pessoas que se encontrem no limiar de alguma doença e pretendam combatê-la através da boa alimentação, quer por pessoas que, por questões de sobrepeso, se vejam obrigadas a alterar radicalmente o seu estilo de vida, de modo a poderem recuperar uma aparência verdadeiramente saudável. Independentemente do sexo ou da idade, a dieta ortomolecular conseguirá sempre surtir efeitos muito positivos para a vida de todos aqueles que a adotarem.
Esta dieta defende altamente a eliminação da sua rotina alimentar todos aqueles alimentos que tenham sido industrialmente processados e que possuam quaisquer tipos de substâncias artificiais, na medida em que são estes os principais responsáveis por muitos problemas de saúde associados aos radicais livres. Ao banir produtos alimentares artificiais da sua dieta, não só estará a combater eficazmente problemas de saúde que já possa ter, como também a prevenir outros tantos que possam vir a aparecer. Esta é uma dieta que promove um estilo de vida totalmente natural, e que procura retirar o máximo proveito possível de todos os alimentos, coisa que só será possível caso os mesmos sejam consumidos o mais naturalmente possível, e sem a adesão de quaisquer tipos de químicos.
Para ser levada a cabo corretamente, esta dieta requer acompanhamento médico, por isso é importante que, antes de adotar os seus princípios, procure aconselhamento junto de um especialista da área.
Foto de Alexandr Podvalny no Pexels