Rica Saude

Dieta líquida completa

dieta liquida completaUma dieta líquida completa é composta de líquidos e alimentos que são normalmente líquidos ou alimentos que ficam líquidos quando estão à temperatura ambiente, como por exemplo gelados. Também inclui:

NÃO pode comer alimentos sólidos enquanto estiver a fazer uma dieta líquida completa.

Esta dieta é mais fácil de digerir do que os alimentos sólidos. Proporciona as proteínas, os líquidos, os sais e os minerais que são precisos para obter energia.

Para a maioria das pessoas que seguem uma dieta líquida completa, a meta é obter de 1350 a 1500 calorias e 45 gramas de proteína por dia.

Seguir apenas uma dieta líquida completa proporciona energia suficiente, proteínas e gordura, mas não fornece fibra suficiente. Para além disso, pode não estar a receber todas as vitaminas e minerais que necessita, pelo que o seu médico poderá recomendar algumas vitaminas e suplementos.

Esta dieta é segura para as pessoas com diabetes, mas apenas e só quando for feito um seguimento rigoroso da mesma pelo médico.

 

Porque é que pode precisar de fazer a dieta liquida

Você pode precisar de fazer uma dieta líquida completa antes de um exame, um procedimento médico ou antes de certos tipos de cirurgia. É importante seguir a dieta de forma rigorosa para evitar problemas com o procedimento, a cirurgia ou com os resultados do exame.

Também poderá ser necessário seguir uma dieta líquida completa por um certo tempo depois de ter sido submetido a uma cirurgia ao estômago ou ao intestino.

Pode igualmente ser necessário fazer esta dieta se estiver a ter problemas para deglutir ou mastigar. Por vezes a dieta líquida completa é um passo entre uma dieta de líquidos claros e voltar à dieta regular.

O que se pode comer e beber na dieta liquida

Apenas se podem comer ou beber líquidos. Pode ingerir estes alimentos e bebidas:

Pergunte ao médico se você pode incluir estes alimentos na sua dieta líquida completa:

NÃO coma nenhum tipo de queijo, fruta (fresca, congelada ou enlatada), carne ou cereais que não estejam na lista de alimentos “aprovados”.

EVITE também comer verduras cruas ou cozidas. E NÃO coma gelado ou outras sobremesas geladas que contenham qualquer sólido dentro ou por cima, como por exemplo nozes, pedaços de chocolate ou pedaços de bolacha.

Experimente consumir uma mistura de 5 a 7 dos alimentos que pode comer ao pequeno-almoço, almoço e jantar.

Os alimentos líquidos NÃO incluem alimentos “amassados”, como papas ou puré de abacate.

Juntar mais calorias

Se precisar de seguir um regime com uma dieta líquida completa durante muito tempo, então pode fazer algumas coisas para obter mais calorias. Pergunte ao médico se também pode comer estes alimentos juntamente os já referidos anteriormente:

 

Nomes alternativos

Dieta líquida total

 

Referências

Academy of Nutrition and Dietetics. Nutrition Care Manual: Full Liquid Diet. Available at: www.nutritioncaremanual.org. Accessed October 28, 2014.

Compass Group. Full liquid diet. In: Morrison. Manual of Clinical Nutrition Management. Available at: bscn2k15.weebly.com/uploads/1/2/9/2/12924787/manual_of_clinical_nutrition2013.pdf

Exit mobile version