Tabela de Conteúdos
Faça mais refeições, não menos
Quando você não toma pequeno-almoço ou lanche, ou se não come qualquer coisa a meio da manhã, é normal que a refeição seguinte seja mais larga e que ocorram alguns exageros. Estas refeições maiores colocam um stress maior sobre o sistema digestivo, ou seja, este necessita de mais energia para digerir a refeição. É por isto que depois de grandes refeições nos sentimos mais ensonadas, pois o nosso corpo está a direccionar a energia para o processo digestivo. Se evitar estas refeições maiores terá mais energia no seu dia-a-dia o que a motivará a continuar a dieta.
Tenha água sempre consigo
Uma dieta inteligente necessita sempre de estar aliada ao consumo de água, seja qual for a sua estratégia para perder peso. A água ajuda a evitar o sentimento de falta de energia causada pela dieta. Isto porque a água desempenha diversos papéis no nosso organismo, nomeadamente regular a temperatura do corpo, remover desperdícios, transportar nutrientes até às células e proteger os órgãos. Na dieta inteligente a água também ajuda a evitar o sentimento de fome que por vezes se deve apenas à desidratação do corpo. Se beber um copo de água antes de cada refeição também comerá menos sem se sentir com fome.
Mexa-se
O exercício físico é importante para qualquer dieta. O problema é que para a maioria das pessoas este torna-se rapidamente uma responsabilidade, um sacrifício, em vez de ser algo feito com naturalidade. Isto leva a uma desmotivação precoce e faz com que muitas mulheres desistam. Como dar a volta a isto? A única solução é substituir o exercício físico em ginásios por actividades ao ar livre com amigas e familiares: um passeio pelo parque, andar de bicicleta, jogar frisbee, etc. Qualquer coisa que a faça mexer e faça circular o oxigénio pelos pulmões será eficaz. O músculo é sempre substituído por gordura, daí a importância de se manter activa.
O sono e os níveis de stress
O sono é um elemento crítico no sucesso da sua dieta inteligente, pois é nesta altura que o seu corpo recarrega a energia. Pouco sono faz com que ande mais cansada e evite a actividade física. O cansaço também ofusca o julgamento na hora de decidir não comer algo com mais açúcar ou calorias.
Também altos níveis de stress podem prejudicar a sua dieta. Quando estes níveis são altos, o corpo liberta uma hormona chamada cortisol, o que pode encorajar as células gordas a acumularem-se na área do abdómen como parte da resposta ao stress. Lembre-se por isso de reservar tempo para si e para as coisas que gosta de fazer. A parte psicológica de uma dieta também é importante.