O HCG (Gonadotrofina Coriónica Humana) é produzido na placenta das mulheres grávidas e tem vários propósitos, inclusive a presença numa dieta que tem vindo a sofrer grandes modificações e avanços tecnológicos, levando assim a que milhares de pessoas, que necessitam de eliminar o excesso de peso, a sigam à risca.
A dieta HCG tem a particularidade de possuir um baixo teor calórico durante o seu tratamento, e ao contrário de outras dietas já faladas, esta é administrada através de injecções nos seus músculos (ou em casos específicos administrado por via oral).
Este tipo de dieta não vai estar a proibir vários tipos de alimentos, já que o seu principal objectivo é que a pessoa que se sujeita a este tratamento tenha perfeita noção de quais os alimentos necessários para a boa saúde e assim faça o seu plano alimentar sem necessitar de recorrer a suplementos ou mesmo ajuda medicinal. O tratamento leva quatro dias até começar a fazer efeito e é exactamente nesse quarto dia que vai começar a dieta em si.
Como todas as outras dietas, e até dada o tipo de administração necessária para esta dieta, é essencial que consulte o seu médico de família ou nutricionista para perceber se este é o melhor tratamento para as suas necessidades. No entanto, este tipo de dieta não vai retirar proteínas ou vitaminas do seu organismo, vai apenas “obrigar” a pessoa a comer 500 calorias por dia e depois retirar todas as gorduras acumuladas em demasia. Por isso, é muito normal que sinta grandes diferenças ao longo dos dias, já que está provado que várias pessoas perderem vários quilos em apenas um dia.
Independentemente de toda a administração deste tipo de dieta, é muito importante que mantenha uma alimentação equilibrada e que complete tudo isso com um bom plano de exercícios físicos, não é necessário que sejam exercícios muito fortes ou que lhe ocupem várias horas por dia, por vezes 30 minutos por dia podem fazer uma diferença enorme no resultado final.