sistema imunitário

A dieta perfeita para fortalecer o sistema imunitário

fortalecer as defesasO estresse, a falta de descanso, as mudanças de estação ou uma má alimentação são alguns dos principais factores que enfraquecem o sistema imunitário e fazem com que o corpo não disponha de defesas suficientes para fazer frente a possíveis doenças. No entanto, podemos fortalecer as defesas através de uma dieta específica onde não deve faltar uma série de alimentos básicos.

 

A dieta para ajudar a fortalecer as defesas

Para fortalecer as defesas, devemos sempre seguir uma alimentação saudável, fazer exercício de forma regular e moderada, bem como descansar e dormir bem.

A dieta deve ter em conta aqueles alimentos que são uma boa fonte de vitamina C, bem como de zinco, magnésio, cobre e mais alguns minerais e vitaminas.

sistema imunitário

Os melhores alimentos para fortalecer o sistema imunitário

Então onde é que podemos encontrar este “cocktail” de vitaminas e minerais? A resposta é simples porque são alimentos que quase de certeza todos temos em casa ou que podemos comprar em qualquer estabelecimento comercial.

Um deles é o mel, o qual tem propriedades antibacterianas e anti-sépticas. Uma particularidade pela qual é muito utilizado para reforçar as defesas e evitar a tosse e irritações da garganta, para além de outros benefícios.

Também os iogurtes devem ser incluídos na dieta pois contêm bactérias benéficas ao sistema digestivo e que ajudam ao bom funcionamento do intestino e evitam problemas relacionados com o mesmo.

Obviamente que a água também é fundamental. Recomenda-se o consumo de uns dois litros de água por dia. A água ajuda a energizar os músculos, melhora a função intestinal e equilibra os níveis de fluidos do corpo. Mas evite saciar a sede com refrigerantes, álcool, chá ou café, pois essas bebidas provocam desidratação.

Os citrinos são outro alimento imprescindível numa dieta para reforçar as defesas porque têm grandes quantidades de vitamina C. Entre os frutos citrinos mais aconselháveis estão os limões, as laranjas, as tangerinas, os kiwis, as toranjas e as limas.

As verduras frescas são fundamentais, bem como os cogumelos nas suas diversas variedades, desde os champignons aos míscaros. Devido à sua composição, são excelentes potenciadores do sistema imunitário.

Finalmente, há também que recomendar a cebola, pois é uma grande aliada na luta contra as doenças respiratórias e pulmonares, bem como o alho, que é o antibiótico natural por excelência, assim como os frutos secos, que são uma importante fonte de minerais que facilitam o bom funcionamento do sistema imunitário.

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Adblock Detectado!

Este blogue depende da publicidade para se manter online e com acesso gratuito. Por favor desligue o seu bloqueador de publicidade no nosso website.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.