Muita gente faz dieta para emagrecer. Outro tanto de gente faz exercícios físicos para emagrecer. Outros fazem as duas coisas. Quem será que tem razão quando o assunto é emagrecer com saúde?
No post de hoje vamos tentar ajudar nessa questão e saber quem tem razão.
É inegável que ao se fazer uma dieta, normalmente a pessoa vai perder peso. Por outro lado também é verdade que se a pessoa fizer algum tipo de exercício físico também vai emagrecer. E ainda se fizer os dois, os resultados esperados devem ser ainda melhores. Mas será que é só juntar a dieta à ginástica que está tudo resolvido? Eis a questão.
Teoricamente sim, ao se fazer dieta e ginástica e juntos, a pessoa vai emagrecer com certeza. Mas é preciso ver todos os pontos dessa equação. Emagrecer é uma questão simples. A quantidade de calorias ingeridas deverá ser menor do que a quantidade de calorias queimadas durante, por exemplo, um dia. Até aí ninguém duvida. Para se atingir esse resultado, bastaria fazer apenas dieta ou apenas exercícios físicos, pois enquanto a dieta faz com que menos calorias entrem, a ginástica faz com que mais calorias sejam queimadas. Então aí já está a chave para a melhor resposta. Se quem quer emagrecer fizer dieta e aliado a isso também fizer exercícios físicos irá potencializar os resultados, pois estará por um lado consumindo menos calorias e por outro estará a queimar mais.
Então já chegamos à conclusão que fazer dieta para emagrecer juntamente com exercícios físicos é o melhor. OK, então não há mais problemas. Vou correndo começar a minha dieta e fazer a inscrição na academia mais próxima.
Vá em frente, é isso mesmo! Mas tome apenas um cuidado. Saiba medir os seus resultados para não ficar decepcionado e desmotivado precocemente. Mas por que essa questão? É um banho de água fria na minha vontade de começar o meu plano de emagrecimento!
Não é bem assim. Ao saber medir corretamente os resultados, a pessoa saberá se está ou não emagrecendo.
Poderão dizer que basta comprar uma balança e está tudo controlado. Lamento informar, mas também não é bem assim.
A balança vai medir o peso, mas não vai saber informar que tipo de massa foi perdida. Se foi massa gorda ou massa muscular.
Se uma pessoa fizer uma dieta não balanceada, poderá perder massa muscular e achar que está emagrecendo com saúde.
Por outro lado se uma pessoa fizer apenas exercícios físicos poderá estar ganhando massa muscular e os resultados refletirem na balança como uma perda de peso insignificante.
Perceberam a questão?
Se ainda não, vou explicar melhor. Se a pessoa fizer uma dieta desbalanceada, com pouca proteína, poderá na verdade perder massa muscular, o que não é bom. Por outro lado se a pessoa faz, por exemplo, musculação e dieta, eventualmente os resultados na balança não irão refletir o verdadeiro emagrecimento, pois haverá um ganho de massa muscular, mais pesada, e uma queima de gorduras, mais leve. Ou seja, é o tal efeito de “transformar gordura em massa muscular”. Na verdade isso não existe. Não se transforma gordura em músculos, apenas se perde gordura e se ganha massa muscular. Esse é um caso típico em que a pessoa se pesa na balança e não vê a perda de peso ocorrer. Podendo inclusive ficar desmotivada por causa disso.
É importante desmistificar essa questão, pois é muito melhor ter músculos do que gordura, portanto se a balança não refletir a perda de peso desejada, faça a sua medição de outra forma.
Meça a cintura, meça os quadris, o bumbum, os braços e todo o resto do corpo. Veja os resultados e compare-os com os resultados obtidos no início do plano de emagrecimento.
Uma correta avaliação do plano de emagrecimento se faz com balança e fita métrica. O percentual de gordura também deverá ser medido, por isso a importância de se consultar com profissionais de saúde e educação física antes e durante qualquer tratamento de emagrecimento.
Espero ter contribuído para o esclarecimento dessa questão.
Deixe o seu comentário ou sugestão.