Rica Saude

A dieta do sangue – A dieta segundo o tipo de sangue ou grupo sanguíneo

dieta do sangueSegundo a medicina natural (também chamada de naturopatia), o grupo sanguíneo define quais são os alimentos que menos engordam no seu caso e quais são os exercícios que mais emagrecem. É a dieta do sangue.

Esta foi a descoberta, após mais de trinta anos de investigação, do médico norte-americano Peter D’Adamo, um conhecido especialista em medicina natural, autor do livro “Eat Right 4 Your Type “.

Segundo D’Adamo, ao longo de milhares de anos, “à medida que a raça humana se deslocava e se via obrigada a adaptar a sua alimentação às condições naturais, a nova dieta provocava mudanças no aparelho digestivo e no sistema imunológico, para poder sobreviver em cada novo habitat”. Estas mudanças reflectiam-se no desenvolvimento dos distintos tipos de sangue, e cada grupo sanguíneo contem uma mensagem genética da alimentação e da conduta dos nossos antepassados, e embora estejamos já muito distantes da historia primitiva, muitas das suas características ainda nos afectam.

 

Perca peso e evite doenças

Segundo o referido especialista, se seguir uma alimentação de acordo com o seu tipo de sangue e com as suas tendências definidas de saúde e alimentação, irá não apenas perder peso, gorduras e toxinas, como também evitar muitos vírus e infecções comuns, combatendo as doenças e retardando a deterioração e envelhecimento celular.

 

Tipo O

É o grupo sanguíneo mais antigo e básico, sobrevivente no topo da cadeia alimentar, com um sistema imunitário resistente, potente e muito activo, capaz de destruir qualquer inimigo. A actividade da tiróide tende a ser lenta, mas o aparelho digestivo é muito eficiente. O êxito da sua dieta depende do consumo de carnes magras, aves, peixe e marisco, mas sempre acompanhados de verduras. Evitar a carne de porco e os enchidos. Limite o consumo de produtos lácteos, queijos, ovos e cereais como trigo ou arroz, porque serão pouco benéficos. Os alimentos prejudiciais à sua dieta são os alimentos processados, fumados, curados ou em conserva. Deve comer frutas e verduras em abundância, mas evite alimentos da família dos repolhos, beringelas, batatas, trigo, milho, feijão e lentilhas porque favorecem o aumento de peso no seu caso. Alimentos que o ajudarão na perda de peso são o peixe e os mariscos, espinafres e brócolos. As pessoas deste grupo perdem peso com o exercício intenso ou com desportos de grande esforço físico.

 

Tipo A

É primeiro dos imigrantes que se viram forçados pela necessidade a deixar o papel de caçador-recolector e a adaptar-se a uma alimentação e estilo de vida mais doméstico e campestre. O seu sistema imunitário é vulnerável e o aparelho digestivo frágil, mas adaptam-se bem aos alimentos. Que deve comer se é do tipo A? Consigo funciona bem uma dieta vegetariana ou baseada em frutas, verduras, cereais e legumes. Não tolera muito a carne, nem a farinha de trigo ou os produtos lácteos. Consuma apenas em pequenas quantidades peixe e marisco. Alimentos bons para si serão os alimentos derivados da soja, sementes e frutos secos. Deve consumir os alimentos no estado mais natural possível: frescos, puros e orgânicos e eliminar a maior quantidade possível de alimentos processados. Favorecem o aumento de peso as carnes, produtos lácteos, feijão e trigo. Ajudam a emagrecer as frutas como o ananás, verduras, azeite de oliveira e soja. As actividades físicas mais adequadas para si, que lhe trarão um maior bem-estar são as moderadas ou relaxantes como o ioga, tai-chi, bicicleta, natação ou caminhar.

 

Tipo B

É o tipo do ser humano assimilador, adaptado aos novos climas e à mistura de populações. Representa a busca da natureza, tem uma força mais equilibrada entre as tensões da mente e as exigências do corpo. O seu sistema imunitário é activo e o aparelho digestivo eficiente, pelo que se adapta facilmente aos alimentos. A dieta mais equilibrada e saudável para este grupo deve incluir uma ampla variedade de alimentos, que representem o melhor dos reinos animal e vegetal: carnes magras, todos os peixes, produtos lácteos, frutas abundantes e verduras de folha verde. É o grupo que melhor tolera os produtos lácteos e ovos, mas tem pouca tolerância ao frango, porco, enchidos, mariscos, sementes, frutos secos e cereais como o trigo e o milho. Alimentos que favorecem o aumento de peso neste grupo é o trigo, milho, lentilhas e amendoins. Alimentos que ajudam a emagrecer serão os vegetais de folha verde, fígado, ovos e produtos lácteos. As actividades físicas devem ser moderadas e equilibradas, como aeróbica, bicicleta, natação, ténis e ioga. Pode praticar exercícios de alta intensidade, mas respeitando os períodos de aquecimento e esfriamento.

 

Tipo AB

É uma mistura moderna de grupos diferentes, resultado de uma fusão entre o tolerante tipo A e o bárbaro tipo B, mas mais equilibrado. O sistema imunitário também é vulnerável e o aparelho digestivo frágil, mas de fácil adaptação aos alimentos. A alimentação deve ser relativamente variada. A maioria dos alimentos indicados e contra-indicados para os grupos A e B são também aplicáveis para este tipo. Se é deste grupo, use azeite de oliveira em lugar de qualquer outro azeite vegetal, coma mais frutas cítricas como uvas e ameixas, e limite o consumo de frutos secos e cereais. Não tolera muito as carnes vermelhas, fumados, enchidos, curtidos, pastas, feijão, frutos secos, trigo, pimenta e vinagre. Pode consumir produtos lácteos, queijos, peixe e marisco mas não crustáceos. Caem bem as frutas como as ameixas, uvas, ananás e frutos do bosque e verduras como o tomate. Favorecem o aumento de peso as carnes vermelhas, milho, trigo, feijão e sementes. Ajudam a emagrecer as verduras, o peixe, produtos lácteos, ananás e tofu. Escolha uma actividade física relaxante que exija apenas um esforço moderado, como o ioga e o tai-chi.

 

Como sempre recomendamos que consulte o seu médico se decidir fazer esta dieta, para melhor o aconselhar, pois esta dieta não foi comprovada cientificamente relativamente à sua eficácia, restringindo grupos alimentares importantes que podem levar a sérias carências nutricionais.

Exit mobile version