A dieta do equilíbrio consiste em descobrir qual a forma ideal do seu corpo de adaptar a uma certa dieta que não limite o consumo de quaisquer alimentos, mas sim em consumir estes alimentos com mais gordura ou açúcar de forma equilibrada e balançar o apetite com outros alimentos.
Tabela de Conteúdos
Porquê a dieta do equilíbrio?
A dieta do equilíbrio, tal como o nome indica, busca alcançar os objectivos de todas as dietas, ou seja, perder peso, mas ao mesmo tempo fazer com que nos sintamos que o nosso corpo está em equilíbrio com o nosso dia-a-dia e que não notamos quaisquer efeitos de privação ou o sentimento de sacrifício que vem tão pesadamente com algumas dietas.
Apesar de na dieta do equilíbrio não existirem alimentos proibidos, é fundamental estar ciente de que pequenos sacrifícios serão sempre necessário, principalmente relacionados com auto-controlo e moderação.
Porque não existem alimentos proibidos?
A dieta do equilíbrio consiste em moderar os hábitos alimentares menos saudáveis. No entanto, para o seu corpo se manter em equilíbrio, esta dieta diz que evitar certos alimentos por completo é um erro. Torna a dieta um sacrifício que muitas mulheres não estão dispostas a suportar, com a consequência de desistir e deitar por terra todo o trabalho e esforço que já aplicou. Alimentos que outras dietas evitam, como massas, pão e outros alimentos ricos em hidratos de carbono são também encorajados com moderação, pois são um meio de saciar os impulsos por uma refeição mais rica, ajudando a reduzir a ansiedade durante a dieta e a manter o corpo equilibrado.
Principais hábitos a adoptar durante a dieta do equilíbrio
Uma dos pilares principais da dieta do equilíbrio é o consumo de líquidos, principalmente de água. Isto ajuda a manter o corpo hidratado e com menos necessidade de ingerir sólidos, sendo assim possível controlar melhor o apetite. Alimentos saudáveis e com muita água, como fruta e vegetais, são também fundamentais. É recomendado que beba entre 8 a 12 copos de água por dia.
É também importante estabelecer o seu horário diário para as refeições. No total deve fazer 5 ou 6 refeições diárias, nunca separadas por mais de 3 horas, tentando dividir ao máximo o consumo de calorias entre todas elas. Deve também tentar ter uma refeição antes de começar a ficar com fome, pois esta é um indicador de desequilíbrio.
Apesar de alimentos com muitas gorduras serem desencorajados, eles são permitidos na dieta dos alimentos, sempre de forma moderada e sem excessos. Nessas refeições, não se esqueça de balançar estes alimentos com frutas e vegetais. Como uma peça de fruta no final e uma sopa antes, por exemplo, ou inclua-as no prato principal. A variedade na alimentação é aliás aconselhada, e todos os grupos alimentares devem ser consumidos, mas em poucas quantidades e de forma espaçada.
Como em todas as dietas, e para o seu bem-estar em geral, a dieta do equilíbrio deve ser complementada com uma actividade física, mesmo que ligeira.