Apesar de apenas agora ter sido descoberto e introduzido no Ocidente, o chá amarelo é já largamente utilizado no oriente, tendo até o estatuto de tradicional na China, país onde há muito são conhecidas as suas propriedades de emagrecimento e diuréticas, que superam mesmo as do chá verde. Especialistas afirmam mesmo que o chá amarelo é extremamente rico em alguns dos mais fortes antioxidantes que podem ser encontrados na nossa alimentação.
Além de ser mais eficaz, o chá amarelo tem ainda outro benefício sobre o mais usual chá verde: é o paladar. Efetivamente, o chá amarelo carateriza-se por ser mais suavizado que o chá verde, o que o torna menos amargo e, consequentemente, mais agradável ao nosso palato. Se todos estes dados ainda não chegam para o colocar ansioso por experimentar, damos-lhe ainda mais uma promessa: se associar o consumo regular de chá amarelo a uma dieta que lhe vamos facultar, pode perder até 3 kg em apenas 7 dias. É isso mesmo, uma semana para 3 kg. Prometedor não?
Tabela de Conteúdos
Fait-divers sobre o chá amarelo: Sabia que o chá amarelo…
… é o mais novo membro da família da camellia sinensis, planta da qual provém o chá verde. Diferencia-se deste pois, uma vez que fermenta mais lentamente, demorando mais tempo, é rico em polifenóis, antioxidantes ligados ao combate do envelhecimento da pele.
…contém três variações distintas de polifenol. Ordenando por funções, temos: o tanino, que serve para reduzir o colesterol prejudicial, ao mesmo tempo que melhora o sistema venoso, prevenindo doenças circulatórias. Por outro lado, surgem os flavonóides e a catequina, que aumentam metabolismo dos lípidos e dos hidratos de carbono, fazendo com que se queime gordura mais rapidamente.
…possui cafeína em abundância, o que constitui outra vantagem. Isto porque, sendo termogénica, a cafeína requer muita energia para a digestão, ajudando na perda de peso.
…é altamente diurético, assim combatendo a retenção de líquidos ao mesmo tempo que facilita o processo de digestão.
…tem um sabor suave, contrastando assim em grande escala com o sabor amargo do chá verde!
Maneiras de tomar o chá
Cápsula: Tome dois comprimidos (cada um com 500 mg) em jejum pela manhã, ingerindo outros dois depois do almoço. Apesar da maior concentração de nutrientes, a cápsula também necessita de uma dieta equilibrada para ser eficaz.
Pó Solúvel: Beba uma colher de sopa do pó misturado num copo com água, sendo a temperatura indiferente. Deve beber por 3 vezes. Uma em jejum, outra ao meio da manhã, e outra logo depois do almoço.
As diferenças entre o chá amarelo e os restantes
Chá vermelho:
Adquire a cor vermelha durante o seu processo de fermentação. O seu sabor é forte, mas não é amargo como o chá verde. Naturalmente, também não alcança a suavidade do chá branco.
Chá branco:
As folhas que servem de base à sua produção são muito jovens, e ainda não foram oxidadas, pelo que se encontram cobertas com uma penugem esbranquiçada. Quando comparado com outros chás, o sabor do chá branco é muito suave, quase subtil.
Chá verde:
O seu processo de oxidação baseia-se na aplicação de calor nas folhas da planta, seja por via de aplicação de vapor ou utilizando bandejas quentes. Em virtude desse processo, a bebida adquire um sabor muito forte, típico e característico, sendo essencialmente muito amargo.
Chá amarelo:
O seu modo de produção é muito semelhante ao do chá verde, mas difere num ponto essencial: o chá amarelo é muito mais lento a secar, pelo que as folhas ficam em repouso, adquirindo a tonalidade amarelada. Além dessa coloração distinta, o seu sabor mais suavizado e menos amargo diferenciam-no do chá verde.
Alguns conselhos
– Como já dissemos, deve tomar o chá depois do almoço, e pode escolher a temperatura a que o quer tomar. Contudo, para uma maior eficácia, recomendamos que, nessa hora, o prefira quente. Desse modo, o processo de dissolução de gordura será mais rápido e a digestão sairá facilitada.
– Não aqueça mais do que uma vez o chá. Se o fizer, as suas propriedades únicas e estimulantes poderão ser perdidas, principalmente os antioxidantes.
– Procure não beber o chá à noite. De facto, ele contém cafeína em alguma abundância, pelo que tem um efeito estimulante, complicando e muito a noite de quem o tomar.
A dieta do chá amarelo
Para o ajudar e facilitar este processo de emagrecimento, vamos apresentar-lhe 3 opções diferentes para seguir a dieta do chá amarelo.
Opção 1
-
Pequeno-almoço: 1 copo de sumo de laranja com 1 fatia de pão integral, 1 colher (sobremesa) de geleia e 1 fatia de queijo light
-
Meio da manhã: 4 castanhas ou outro fruto seco
-
Almoço: Salada de alface e pepino, 3 colheres (sopa) de arroz integral com ervilhas e 1 concha de peito de frango cortado
-
1º Lanche (15h): 1 iogurte
-
2º Lanche (18h): 1 chávena de chá-amarelo com 1 barra de cereais
-
Jantar: 2 fatias de pão integral com requeijão, alface, tomate, queijo, presunto magro, acompanhado com 1 copo de sumo de uva
-
Ceia: 1 pera cozida
Opção 2
-
Pequeno-almoço: 1 chávena de leite desnatado com canela, 4 biscoitos maisena e 10 morangos
-
Meio da manhã: 1 barra de cereais
-
Almoço: Salada de alface e beterraba, 2 panquecas de cenoura, feijão verde, milho e molho branco com 1 febra de carne grelhada. Para sobremesa, 1 colher (sopa) de doce de leite
-
1º Lanche (15h): 1 queijo da vaca que ri ou similar
-
2º Lanche (18h): 1 chávena de chá amarelo com 1 tangerina
-
Jantar: 100 g de massa cozida com 1 lata de sardinhas. Para beber um copo de sumo de laranja.
-
Ceia: 1 iogurte
Opção 3:
-
Pequeno-almoço: 1 iogurte, 3 colheres (sopa) de granola, 1/2 mamão papaia
-
Meio da manhã 6 nozes inteiras
-
Almoço: Salada de alface, tomate e palmito, 1 batata cozida, 1 concha de iscas de carne e broto de feijão, 1 fatia de pudim de leite
-
Lanche (15h): 1 pote de leite fermentado
-
Lanche (18h): 1 chávena de chá-amarelo, 1 barra de cereais
-
Jantar: 1 minibaguete de peito de frango, alface e tomate, 1 copo de sumo de uva
-
Ceia: 8 castanhas