A dieta detox funciona mesmo?

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

dieta detox funcionaA dieta detox ou, se preferirmos, a desintoxicação do corpo, é uma forma de dieta popular, embora não esteja comprovada cientificamente.

Segundo muitas pessoas que já experimentaram este tipo de dieta, as dietas detox funcionam mesmo e são uma maneira de não só remover as toxinas do corpo, no qual se acumularam durante muito tempo ou após alguns excessos, mas também de perder algum peso. As dietas detox podem variar mas, geralmente, assentam num regime baseado em alimentos crus, como vegetais, frutas, sumos de fruta e água. Além disso, algumas dietas detox recorrem ainda a produtos herbais e outros suplementos.

Algumas pessoas reportam ainda que se sentem melhores durante e depois da dieta detox, especialmente ao nível energético e da concentração. Todavia, as provas científicas são parcas, no que concerne à remoção de toxinas do corpo. Realmente, os rins e o fígado filtram e eliminam a maior parte das toxinas que são ingeridas, mas será suficiente?

Os benefícios da dieta detox também vêm do facto de você evitar comidas processadas, ricas em gordura e açúcar.

Se você está a ponderar fazer uma dieta detox, fale com o seu médico primeiro. Além disso, é importante que tenha em consideração alguns possíveis efeitos secundários. As dietas detox que limitam severamente as proteínas ou que requerem jejum, podem resultar em fadiga. O jejum de longo termo pode resultar em défice de vitaminas e minerais. A “limpeza” do cólon, muitas vezes recomendado como parte da dieta detox, pode ter alguns efeitos secundários como cólicas, inchaço ou vómitos. A desidratação pode também ser um problema.

Em suma, tenha em linha de conta que estas dietas não são uma solução de longo termo. A dieta detox, além da questão da desintoxicação do corpo e da perda de peso, tem vários benefícios para a sua saúde, desde logo por você restringir o recurso a alimentos poucos saudáveis, como a comida “plástica” e bebidas com açúcar, e recorrer a alimentos como vegetais e frutas. Estes últimos, bem como cereais/grãos integrais e fontes magras de proteínas, devem ser integrados na sua dieta quotidiana, de modos a manter os resultados obtidos com a dieta detox.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.