Tabela de Conteúdos
Os chás para desintoxicação são saudáveis?
Se você está ponderar recorrer a algum tipo de ajuda na dieta detox, consulte sempre o seu médico ou nutricionista. Pessoas com certas condições de saúde, como anemia, diabetes, problemas no rim, etc., devem ou evitar as dietas detox ou somente sob a supervisão de um profissional de saúde. Este tipo de dieta não é apropriado para mulheres grávidas ou que estejam a amamentar.
Você deve recorrer ao chá para desintoxicação?
Cardo de Leite
É rico num antioxidante conhecido como silimarina. Julga-se que aumenta a função hepática e protege o fígado contra os efeitos tóxicos de certas substâncias (tais como o álcool e o paracetamol). Há também algumas evidências de que esta erva pode promover a regeneração das células hepáticas.
Bardana
Outra erva que protege as células do fígado do álcool. A bardana é rica em inulina e mucilagem (dois tipos de fibras essenciais para a digestão e eliminação saudável). No entanto, a fim de obter as vantagens potencialmente promotoras da desintoxicação das duas fibras, pode ser necessário consumir a própria raiz de bardana, como um alimento completo (em vez de em forma de chá).
Dente-de-leão
Algumas pesquisas sugerem que o dente-de-leão pode estimular o fluxo de bile, uma substância que ajuda a transportar toxinas para fora do fígado, isto é, para serem excretadas pelo corpo. Além disso, testes em animais indicam que o dente-de-leão pode ajudar a proteger o fígado de danos induzidos pelas toxinas do ambiente.
Alcachofra
Pesquisas mostram que a alcachofra contém ácidos cafeoilquínicos, substâncias antioxidantes que aumentam o fluxo de bile. Muitas vezes elogiada pelos seus efeitos de combate às toxinas, a alcachofra também provoca a regeneração das células hepáticas.