Rica Saude

Dieta da Proteina: Guia Completo!

Dieta da Proteina

A dieta da proteina, também conhecida como “low carb” é uma dieta para emagrecer que consiste em restringir o consumo de carboidratos. Você deve ter algumas dúvidas sobre a dieta e existem diversos mitos sobre ela.

Nenhuma dieta com baixo carboidrato corta totalmente os mesmos, no máximo em algumas ocorre uma pausa de duas semanas que não é obrigatória! Você não precisa eliminar a ingestão de frutas e vegetais como alface, espinafre, pepino, brócolis, maçã etc.

Ela não vai te causar problemas do coração, nos rins e nem falta de cálcio nos ossos! Existem diversas lendas. Lembre-se: é muito importante o uso de algum multivitamínico no processo.

Iniciar um novo hábito é sempre complicado para algumas pessoas, ainda mais quando se trata de nutrição. Portanto, tente implantar essa nova rotina aos poucos, tente mudar uma refeição por dia, tente mudar mais quando estiver confiante.

O importante não é seguir dietas para emagrecer por um mês, e sim promover mudanças na sua vida que tragam benefícios a saúde e ao visual a longo prazo.

Existem várias dietas de proteína, você saberá mais sobre a do Dr Atkins nesse texto!

Dieta da Proteína, o que pode comer? Antes de tudo, para começar uma dieta você precisa saber o valor nutricional de cada alimento, a quantidade de carboidratos de cada. Use algum Whey Protein ao acordar!

 

1) Dieta da proteina: Indução

Essa é a primeira fase, dura 14 dias e tem o propósito de induzir o metabolismo à Cetose, que é quando o corpo usa os depósitos de gordura como fonte de energia. Nessa fase quase todas as frutas e vegetais estão excluídos, pois os carboidratos são resumidos a apenas 20g por dia. O seu cardápio se resumirá a ingestão de ovos, carne, peixe. Procure um médico antes de entrar nessa fase.

 

2) Dieta da proteina: Perda de peso constante

Essa fase deve ser seguida até você alcançar o peso que você ache ideal. Consiste em causar uma perda de peso constante enquanto você pode ampliar um pouco as opções na dieta. Em média, você pode acrescer a ingestão de carboidratos para 40g por dia. O limite deve ser colocado aqui, quando a sua meta é estabelecida e você está alcançando o peso que deseja. Qual a quantidade de carboidratos você pode consumir sem que seu peso aumente novamente? Responda a essa questão e use a quantidade que te satisfaça.

 

3) Dieta da proteina: Pré-Manutenção

Essa fase começa quando você está quase alcançando o seu peso, quando falta no máximo 5kg para chegar lá. O propósito é preparar o seu corpo para a quarta e última fase. Você deve utilizar o seu limite de carboidratos citado na fase de perda de peso constante. A perda de peso será mais lenta, quanto mais devagar você perder os 5kgs melhor será.

 

4) Dieta da proteina: Manutenção

Essa é a última fase e o objetivo dela é manter o peso que você desejava alcançar para o resto da sua vida. A dieta deve ser mantida e você pode usar a quantidade de carboidratos que te satisfaça desde que não te faça ganhar peso. Nunca se esqueça de checar o seu peso e tomar providências caso os seus resultados não forem mantidos.

 

Conclusão

O principal benefício da dieta de proteínas é a perda de peso a curto prazo. Muitas pessoas não tem paciência para outras dietas e não tem motivação para algo mais demorado.

É importante salientar que a dieta do Dr Atkins é apenas um programa de baixo carboidrato e existem vários outros. Você pode seguir o que quiser, mas o principal aspecto é o uso de proteína e boas fontes de gordura como o azeite extra virgem, nozes, etc.

Outro ponto é que esta não é uma dieta milagrosa, ela te fará perder peso como diversas outras! O que vai definir seu emagrecimento e perda de gordura é a disciplina, como você vai segui-la.

A mudança de mentalidade e a vontade de mudar sua vida são essenciais em todo o processo. Para maximizar seus ganhos tente praticar alguma atividade física, não só a saúde melhorará, como a aparência. Além disso, você vai acelerar a perda de peso!

Siga a dieta da proteina passo a passo e depois foque em alguma dieta para ganhar massa muscular, pois é uma boa opção para ficar em forma, mas também é fundamental conhecer sobre nutrição esportiva. A nutricionista Giovana Guido é especialista em nutrição esportiva pela UGF e com experiência profissional em clubes de futebol. O livro dela “Nutrição Esportiva Fácil” pode te dar uma grande base para atingir todos os seus objetivos quando se trata de perder gordura!

Exit mobile version