Já conhece a dieta da maçã? A maçã tem como propriedades fundamentais para a perda de peso a sua capacidade de derreter a gordura do corpo e de eliminar a fome. Seguindo tais informações, existe nos EUA um brocardo que estatui que: “Uma maçã por dia mantém o médico longe“. A veracidade de tal ditado não é despicienda, uma vez que o fruto evita o envelhecimento, protege o organismo de várias doenças e ainda limpa a boca. Mas não só. Segundo descobriram cientistas da Universidade da Pensilvânia, a maçã ainda elimina gordura.
Tabela de Conteúdos
Adeus, gordurinha indesejável!
A investigação referida veio demonstrar que comer uma maçã cerca de 15 minutos antes de cada refeição provocará uma ingestão de até 200 calorias a menos durante a refeição. A maçã é ainda composta com pectina abundante. A pectina ajuda a controlar o colesterol, como que raspando a gordura para fora do seu organismo.
Qual é a causa do sucesso da dieta da maçã?
As duas palavras mágicas a reter são fibras e pectina. A vantagem principal é que as maçãs contem-nas em abundância. E porque é que são tão importantes?
-
As fibras da fruta atuam no preenchimento do estômago, conferindo uma sensação de saciedade, que causará a redução da fome e esticará o período de tempo que aguentaremos sem comer.
-
Já a pectina colabora para uma digestão mais demorada, mantendo a fome afastada durante cerca de 4 horas. Para além disso, a absorção de açúcar também é reduzida, não conseguindo o organismo armazenar tanta gordura como faria na ausência da maçã.
-
Através da ação conjunta das fibras e da pectina, a sua fome ficará reduzida, consumindo menos calorias e ainda queimando gordura.
Comer maçãs sem tóxicos
Para evitar a ingestão de tóxicos, o ideal seria a compra de maçãs orgânicas. Mas devido ao preço mais elevado destas, poderá comprar maçãs tradicionais, tomando alguns cuidados extra na hora de as consumir. Assim, para as livrar dos tóxicos agrícolas, poderá demolhá-las durante meia hora no máximo com uma solução de uma colher de sopa de bicarbonato de sódio diluído num litro de água. Em seguida, lave-as em água corrente. Este simples procedimento funciona uma vez que o ph mais ácido do bicarbonato elimina todos os produtos químicos dos alimentos.
Como escolher a sua maçã
Independentemente do tipo de maçã escolhido, ela deve ser lisa e firme, estando completamente liberta de manchas castanhas, rugas ou furos. Estando em casa, não há problema em conservar as maçãs no frigorífico, devendo estar embaladas num saco de plástico, de forma a preservar o perfume da fruta. Assim acondicionadas, as maçãs duram até duas semanas. Se, pelo contrário, estiverem armazenadas à temperatura ambiente, devem ser abrigadas dos raios solares, e deverão ser consumidas no período máximo de 5 dias.
Finalizamos com um exemplo de plano alimentar para um dia com a dieta da maçã.
-
Pequeno-almoço – 1 maçã logo ao acordar – 1 fatia (grande) de mamão picado em cubos e salpicado com 1 colher (sopa) de farelo de aveia – 1 copo (100 ml) de sumo de laranja (sem coar e sem adoçar).
-
Meio da manhã – 1 copo de iogurte natural desnatado.
-
Almoço – 1 maçã (15 minutos antes da refeição) – 1 prato (raso) de salada de folhas verdes temperada a gosto – 2 colheres (sopa) de arroz – 1 concha (pequena) de feijão – 2 colheres (sopa) de picadinho de carne com legumes
-
Lanche – 1 unidade de queijo “A vaca que ri” ou equivalente light.
-
Jantar – 1 maçã (15 minutos antes da refeição) – 1 pedaço de frango grelhado – 2 colheres (sopa) de creme de milho – 3 colheres (sopa) de acelga refogada (tempero a gosto).
-
Ceia (opcional) – 1 chávena de chá (sabor da sua preferência) com algumas gotas de limão ou com 1 pitada de canela.
Você já conhecia a dieta da maçã? Já fez esta dieta? Como foram os seus resultados? Adoraríamos saber como correu. Deixe-nos o seu comentário.