Rica Saude

Dieta Atkins

dieta atkinsA dieta Atkins é bastante popular, promete perder peso imediatamente, permite comer o que outras dietas proíbem e descarta alimentos pouco “atraentes”, mas, será que é saudável?

Em 1972 o médico norte-americano Robert Atkins arquitectou uma dieta fabulosa (a dieta Atkins) que se tornou muito popular, teve um enorme êxito e hoje em dia ainda continua actual e na moda.

As pessoas obedecem à dieta Atkins à letra porque permite comer o que a maioria das dietas proíbe: proteínas e gorduras, e não obriga a comer os alimentos considerados como “pouco atraentes” como as verduras e as leguminosas.

A dieta Atkins promete perder peso a curto prazo, reduzindo entre 2 e 4 quilos na primeira semana, e durante as semanas seguintes o resultado é mais moderado.

 

Como funciona a dieta Atkins

A dieta Atkins consiste em consumir grandes quantidades de proteínas e um mínimo de hidratos de carbono para emagrecer. A lógica de pensamento do Dr. Atkins era a seguinte: ao organismo é mais fácil queimar carbo-hidratos do que proteínas, pelo que transforma os carbo-hidratos em energia e armazena as proteínas em forma de gordura.

Desta forma, se consumimos proteínas quase puras e quase nada de hidratos de carbono, o único fornecimento de energia serão as reservas de gordura. Então para poder subsistir, o organismo gasta a gordura acumulada pelas proteínas, permitindo perder peso imediatamente.

 

O que é permitido e proibido na dieta Atkins

Quase 90% da dieta Atkins é baseada no consumo de proteínas e gorduras, não importando se são altas em colesterol ou saturadas como: carnes vermelhas, enchidos, queijos, ovos, marisco, manteigas, margarinas, azeites, maioneses, iogurtes gordos, etc.

10% dos hidratos de carbono são obtidos das verduras, e devem limitar-se ao máximo as massas, farinhas, arroz, pão, legumes, açúcares, bebidas alcoólicas e leite.

Também se devem evitar as frutas e as verduras ricas em fibra (batatas, cenouras), já que a fibra impede a absorção de gorduras no intestino. As verduras verdes estão limitadas a 50 gramas por refeição.

 

Modelo de dieta Atkins

Pequeno almoço

Almoço

Jantar

 

Mas a dieta Atkins tem sido muito criticada pelos médicos pelo seguinte:

As gorduras saturadas e proteínas altas em colesterol podem ser prejudiciais para a saúde; estão relacionadas com doenças nomeadamente cancerígenas; aumentam o nível de ácido úrico, triglicéridos e colesterol, que se acumulam nas artérias e tornam num perigo para o coração; e favorecem a aparição de depósitos nas articulações.

Ao encontrar-se despojado de hidratos de carbono, o organismo procura energia na gordura, mas também nos músculos, provocando um desgaste muscular e fadiga.

A ausência de frutas e as poucas verduras podem provocar uma perigosa carência de vitaminas e minerais.

A falta de fibra ocasiona problemas de prisão de ventre e acumulação de resíduos metabólicos.

 

Conclusão sobre a dieta Atkins

A dieta Atkins deve ser feita no máximo por 30 dias; a pergunta que fica no ar é: E num maior período de tempo, atingem-se resultados? O que podemos afirmar é que deve ser controlada por um médico, para assegurar que os seus efeitos secundários não afectem a sua saúde

De acordo com o Wall Street Journal, o próprio Dr. Atkins (criador da dieta Atkins) teve um historial de ataque cardíaco, insuficiência cardíaca e hipertensão, e estava obeso quando morreu aos 72 anos por uma lesão na cabeça ao escorregar, embora os seus defensores digam que os seus problemas de saúde não tinham ligação com a dieta que seguia.

Este artigo é meramente informativo, por isso e por via das dúvidas consulte sempre o seu médico.

Exit mobile version