A dieta Atkins é bastante popular, promete perder peso imediatamente, permite comer o que outras dietas proíbem e descarta alimentos pouco “atraentes”, mas, será que é saudável?
Em 1972 o médico norte-americano Robert Atkins arquitectou uma dieta fabulosa (a dieta Atkins) que se tornou muito popular, teve um enorme êxito e hoje em dia ainda continua actual e na moda.
As pessoas obedecem à dieta Atkins à letra porque permite comer o que a maioria das dietas proíbe: proteínas e gorduras, e não obriga a comer os alimentos considerados como “pouco atraentes” como as verduras e as leguminosas.
A dieta Atkins promete perder peso a curto prazo, reduzindo entre 2 e 4 quilos na primeira semana, e durante as semanas seguintes o resultado é mais moderado.
Tabela de Conteúdos
Como funciona a dieta Atkins
A dieta Atkins consiste em consumir grandes quantidades de proteínas e um mínimo de hidratos de carbono para emagrecer. A lógica de pensamento do Dr. Atkins era a seguinte: ao organismo é mais fácil queimar carbo-hidratos do que proteínas, pelo que transforma os carbo-hidratos em energia e armazena as proteínas em forma de gordura.
Desta forma, se consumimos proteínas quase puras e quase nada de hidratos de carbono, o único fornecimento de energia serão as reservas de gordura. Então para poder subsistir, o organismo gasta a gordura acumulada pelas proteínas, permitindo perder peso imediatamente.
O que é permitido e proibido na dieta Atkins
Quase 90% da dieta Atkins é baseada no consumo de proteínas e gorduras, não importando se são altas em colesterol ou saturadas como: carnes vermelhas, enchidos, queijos, ovos, marisco, manteigas, margarinas, azeites, maioneses, iogurtes gordos, etc.
10% dos hidratos de carbono são obtidos das verduras, e devem limitar-se ao máximo as massas, farinhas, arroz, pão, legumes, açúcares, bebidas alcoólicas e leite.
Também se devem evitar as frutas e as verduras ricas em fibra (batatas, cenouras), já que a fibra impede a absorção de gorduras no intestino. As verduras verdes estão limitadas a 50 gramas por refeição.
Modelo de dieta Atkins
Pequeno almoço
- Ovos mexidos com presunto ou toucinho.
- Café ou chá sem açúcar.
Almoço
- Um bife com salada, ou carne de porco assada com verduras, ou truta com espinafres.
Jantar
- Cocktail de camarão com tostas, ou frango assado com salada, ou costeletas de borrego com ervilhas.
- Bebidas
- Água mineral.
- Sumos de tomate ou de fruta.
- Vinho tinto.
Mas a dieta Atkins tem sido muito criticada pelos médicos pelo seguinte:
As gorduras saturadas e proteínas altas em colesterol podem ser prejudiciais para a saúde; estão relacionadas com doenças nomeadamente cancerígenas; aumentam o nível de ácido úrico, triglicéridos e colesterol, que se acumulam nas artérias e tornam num perigo para o coração; e favorecem a aparição de depósitos nas articulações.
Ao encontrar-se despojado de hidratos de carbono, o organismo procura energia na gordura, mas também nos músculos, provocando um desgaste muscular e fadiga.
A ausência de frutas e as poucas verduras podem provocar uma perigosa carência de vitaminas e minerais.
A falta de fibra ocasiona problemas de prisão de ventre e acumulação de resíduos metabólicos.
Conclusão sobre a dieta Atkins
A dieta Atkins deve ser feita no máximo por 30 dias; a pergunta que fica no ar é: E num maior período de tempo, atingem-se resultados? O que podemos afirmar é que deve ser controlada por um médico, para assegurar que os seus efeitos secundários não afectem a sua saúde
De acordo com o Wall Street Journal, o próprio Dr. Atkins (criador da dieta Atkins) teve um historial de ataque cardíaco, insuficiência cardíaca e hipertensão, e estava obeso quando morreu aos 72 anos por uma lesão na cabeça ao escorregar, embora os seus defensores digam que os seus problemas de saúde não tinham ligação com a dieta que seguia.
Este artigo é meramente informativo, por isso e por via das dúvidas consulte sempre o seu médico.
Felipe
Junho 8, 2012Gostaria de comentar a respeito de todos esses textos sobre saúde que eu encontro por aí que opinam desinformadamente sobre a dieta Atkins.
Em primeiro lugar, se as pessoas tivesem paciência necessária para estruturar e para planejar a dieta Atkins de maneira correta (lendo o livro, no mínimo), eu não ficaria surpreso que estas mesmas pessoas tivessem um pensamento diferente em relação aos benefícios trazidos por esta dieta.
Pois bem.
Para facilitar a busca da verdade, do que realmente ocorre, utilizarei os argumentos da conclusão do próprio autor responsável por esta mini-resenha.
Autor:
A dieta Atkins deve ser feita no máximo por 30 dias;
R: Não sei onde você viu isso, a dieta Atkins compreende 4 fases. A fase de indução é de 2 semanas, seguida das fases de Perda Contínua, Pré-Manutenção e Manutenção (por toda a vida). Cada uma, respectivamente, aumenta gradativamente a ingestão de carboidratos, no final, podendo comer de tudo moderadamente, pois os limites de ingestão de carboidratos aumentam, e até dá pra dar umas escapadinhas de vez em quando (isto também está no livro). Ou seja, não é uma dieta com limite de 30 dias, como o autor diz ser.
Autor: E num maior período de tempo, atingem-se resultados?
R: Mais de 25 mil pacientes com obesidade mórbida, diabéticos, com idade avançada ou problemas coronarianos obtiveram êxito nesta dieta. Em 2003 alguns médicos resolveram pela primeira vez fazer um estudo controlado da dieta em comparação as tradicionais dietas recomendadas pelas associações médicas ( altas em Carboidratos e baixas em gorduras e calorias ) e surpreendentementea dieta se saiu melhor em desempenho não somente em relação a redução de peso , mas também em relação a redução de gordura corporal ( percentagem ) e melhoras em perfis de lípides sanguíneos e glicêmicos em basicamente todos os grupos estudados. novos estudos têm sido feitos em relação as dietas baixas em carboidratos e os resultados sempre se mostram mais favoráveis em desempenho em relação a perda de péso / gordura e melhora de perfis sanguíneos.
Autor: De acordo com o Wall Street Journal, o próprio Dr. Atkins (criador da dieta Atkins) teve um historial de ataque cardíaco, insuficiência cardíaca e hipertensão.
R: Afirmação incorreta. Em 18 de abril de 2002, Atkins sofreu um infarto causado por uma cardiomiopatia, condição não ligada à alimentação.
Autor: estava obeso quando morreu aos 72 anos por uma lesão na cabeça ao escorregar.
R: Em 8 de abril de 2003, Atkins sofreu um acidente (caiu na frente de seu escritório) que causou lesões na cabeça e que o colocou em coma. Nunca recuperou-se, vindo a morrer em 17 de abril daquele ano. Seus registros médicos indicavam que ele morreu obeso, com aproximadamente 118 kg, devido à retenção de fluidos acumulados no período em que esteve em coma.
É isso pessoal.
É sempre melhor informar-se bem sobre algo antes de começar. Estes problemas descritos acima como queda de cabelo e fígado ruim não teriam ocorrido se tivesse se informado melhor à respeito do assunto.
Cabe ressaltar mais uma vez. Leiam o livro antes de iniciar esta dieta.
Luiza
Abril 29, 2011Dieta Atkins = Dieta para acabar com seu fígado, comprovado cientificamente.
Para maiores informações procure um NUTRICIONISTA, porque médico nem hesita em receitar uma dieta com muita proteína com grandes chances de não ser balanceada.
jaws
Abril 28, 2011Para algumas pessoas os fisiculturistas são “gordos”, mesmo que o cara tenha normalmente menos de 7% de gordura corporal.
Pq as pessoas só leva em consideração o PESO nunca o percentual de gordura.
Em média os fisiculturistas medem 1,80 e pesam mais de 120kgs, com menos de 7% de gordura.
Juju
Abril 28, 2011Só o que ninguém comenta é que ele morreu doente e gordo gorrrrrdo gooooooooooooooorrdo
jaws
Abril 28, 2011Ele morreu de velho e era mais musculoso do que gordo…
Moça
Abril 28, 2011sempre q vejo essa dieta, fico de cabelo em pé.
eu ja fiz a uns 3 anos e perdi 4 kg em uma semana, mas sabe a que preço?
meu cabelos caíram, minhas unhas enfraqueceram e meu fígado ficou ruim. sendo estas as consequencias mais aparentes.
de todas essas, apenas uma reverteu, as unhas, pq meu cabelo ficou falho até hoje e meu figado nunca mais foi o mesmo.
e olha q comecei com 40 g de carboidratos diarios, e nao com 20g como diz a dieta.
tomem MUITO cuidado.
Blog Delas
Abril 28, 2011Olá! Você quer atrair mais visitantes para seu site?! Conheça o Blog Delas ).
O Blog Delas é um agregador de conteúdo totalmente voltado para o público feminino!!!
O que você está esperando?! Acesse o nosso site e comece a divulgar seus links!!!