Procura uma dieta antioxidante? Todos nós envelhecemos. Faz parte da vida. É um processo natural que todos os seres humanos sofrem. Os responsáveis pelo envelhecimento são os radicais livres. Estes são moléculas geradas pelo nosso próprio organismo, e causam doenças degenerativas e o envelhecimento e morte de células. E não só. Existem muitos fatores externos que também potenciam a produção dos radicais livres. O stress, a poluição, os químicos que cada vez mais existem nos nossos alimentos e o exercício físico intenso, são alguns exemplos.
Tabela de Conteúdos
Como é que o organismo se protege dos radicais livres?
O corpo humano, ao longo da sua vida, produz enzimas específicas para combater e inibir estes radicais livres. No entanto, ao longo dos anos, a produção destas enzimas vai diminuindo, e dessa maneira, o organismo vai estando cada vez mais exposto à ação dos radicais livres. E assim, o corpo vai envelhecendo. Nada podemos fazer contra isso. É o desenrolar natural da vida. Contudo, através de uma alimentação equilibrada, saudável e adequada, poderá retardar o processo.
Dieta antioxidante
Existem alimentos com propriedades antioxidantes, que têm o condão de também eles inibirem a ação dos radicais livres. Desta forma, estes alimentos incluídos numa dieta equilibrada irão combater estes agentes de envelhecimento. Neste artigo iremos apresentar os nutrientes com propriedades antioxidantes. Abordaremos ainda como integrá-los na sua alimentação, para que a sua dieta seja antioxidante, permitindo ao seu corpo se manter jovem durante mais tempo.
Quais são os nutrientes com propriedades antioxidantes?
São cincos os nutrientes básicos numa dieta antioxidante. Vitaminas A, C e E, Selénio e o Zinco. Como vê, vitaminas e minerais, nutrientes protetores do organismo.
-
Vitamina A – Combate e destrói os radicais livres produzidos pela presença e pela utilização do oxigénio na respiração celular. Os alimentos ricos neste nutriente são a alface, a laranja, a cenoura ou o espinafre.
-
Vitamina C – Combate os radicais livres produzidos por substâncias cancerígenas presentes nas carnes grelhadas, mais especificamente nas partes queimadas. Está presente nas laranjas, tangerinas, tangeras, e todos os restantes tipos de citrino, além do kiwi, repolho, bróculos, entre outros.
-
Vitamina E – Esta é o nutriente antioxidante por excelência. Protege as células da oxidação que levam à sua deterioração. Podemos encontrar este nutriente na gema do ovo, fígado, na gordura da carne, e ainda, em alguns cereais integrais. Ao contrário das restantes vitaminas, esta não é facilmente encontrada em alimentos saudáveis. Assim, normalmente toma-se esta vitamina em complexos multivitamínicos.
-
Selénio – Mineral que ajuda na luta contra os radicais livres, está presente em muitos vegetais, nos lacticínios e ainda, nas amêndoas.
-
Zinco – Também encontrado em derivados de leite, mas também em peixes e em cereais levedados, este mineral tem também um papel importante no combate aos radicais livres.
Assim, uma dieta equilibrada e saudável, onde estes nutrientes estejam incluídos em quantidades adequadas, será uma dieta com propriedades antioxidantes. Poderá ainda ajudar o processo com a diminuição dos fatores externos que referimos atrás. Por exemplo, diminuindo o stress do seu dia a dia, estará já a diminuir a produção dos radicais livres.
Este é um combate que dura a vida inteira, por isso lembre-se sempre da necessidade de ajudar o seu próprio corpo a defender-se do envelhecimento.