O que é o envelhecimento?
É por volta dos 30 anos que a espécie humana alcança o seu pleno desenvolvimento físico. A partir daqui os processos catabólicos, que são os responsáveis pela destruição das células, começam a dominar sobre os anabólicos ou formadores.
Mas nem todos os tecidos humanos envelhecem igualmente, e também nem todas as pessoas envelhecem da mesma forma.
Quais são os factores que intervêm no envelhecimento?
O envelhecimento não é uma doença mas um processo natural dentro do ciclo vital. No entanto, existem alguns factores que influenciam este processo, encurtando-o, alargando-o ou favorecendo o aparecimento de algumas patologias que se repercutem directamente na qualidade de vida.
- Intrínsecos ou hereditários como a raça, o sexo ou a longevidade familiar. Cerca de 10% dos casos de cancro estão relacionados com estes factores.
- Extrínsecos, que têm a ver com o ambiente e os estilos de vida. Cerca de 35% dos cancros estão relacionados com uma alimentação inadequada, a obesidade ou o sedentarismo, 30% com o tabaco e 10% com alguns processos infecciosos.
Alterando os factores extrínsecos podemos alongar o processo de envelhecimento e melhorar a qualidade de vida.
Quais são os estilos de vida mais saudáveis?
- Fazer algum tipo de actividade física durante 30 minutos por dia ajuda a manter um peso saudável e a eliminar o excesso de gordura corporal.
- Manter uma alimentação saudável.
- Fomentar a amamentação materna, pois previne o aparecimento do cancro da mama e a obesidade infantil.
- Não fumar.
- Fomentar as relações sociais para evitar o isolamento.
- Manter a mente activa com algum tipo de actividade intelectual.
- Realizar exames médicos regulares.
- Prevenir os acidentes. A maioria deles são facilmente evitáveis, sendo frequentemente a causa da invalidez e da dependência.
- Desfrutar das pequenas coisas e ser feliz.
Alimentos aconselháveis numa dieta anti envelhecimento
- De uma forma geral todas as verduras. Mais concretamente, as de folha verde que também protegem contra o cancro do estômago. Os brócolos têm um alto conteúdo em vitaminas A e C. O abacate é rico em vitamina E e reduz o risco do cancro da próstata e do esófago.
- Todas as frutas. A laranja, tangerina, toranja, limão e kiwi têm grandes quantidades de vitamina C. A banana de potássio. Os frutos vermelhos ajudam a proteger o aparelho urinário e também estão relacionados com a redução do risco de doenças degenerativas do cérebro.
- O leite e produtos lácteos fermentados têm grandes quantidades de vitaminas D, A, B12 e cálcio, indispensáveis para o crescimento dos ossos. Também têm potássio e magnésio, intermediários na função cardíaca e iodo que é responsável pelo bom funcionamento da tiróide. Para além disso, o leite fermentado contém bactérias vivas que melhoram as defesas intestinais.
- O peixe também é recomendável pois tem proteínas com alto valor biológico e baixo conteúdo em gordura. Os peixes azuis como o salmão e as sardinhas são ainda ricos em ácidos gordos ómega 3 que ajudam a reduzir o colesterol e a melhorar a função imunitária.
- O tomate é rico em licopeno que reduz o risco de alguns cancros como o da próstata.
- As algas marinhas ricas em selénio ajudam a prevenir o cancro do estômago, pulmão, colón e próstata. Também contêm iodo, responsável pelo bom funcionamento da tiróide.
- Beber um copo de vinho tinto por dia ajuda a proteger o sistema cardiovascular.
- As fibras alimentares reduzem a reabsorção de gorduras, favorecendo o trânsito intestinal e ajudando a prevenir o cancro do esófago e colorectal.
- Água. É necessário beber pelo menos 1,5 a 2 litros de água diariamente.
O que se deve reduzir?
Quando tentamos seguir uma dieta anti envelhecimento ou antiaging (ou seja uma dieta saudável) deveríamos tentar reduzir o consumo dos seguintes alimentos:
- Os alimentos com alto conteúdo calórico.
- As gorduras de origem animal, manteigas, natas, etc.
- As bebidas açucaradas.
- As carnes vermelhas. Não consumir mais do que 500 gramas por semana.
- As carnes processadas.
- Os bolos de fabrico industrial.
- Os alimentos pré-cozinhados.
- As bebidas estimulantes, cuidado com a cafeína.
- As bebidas alcoólicas. Beber mais do que um copo de vinho nas mulheres e dois nos homens pode influenciar o aparecimento de certos tumores como o da boca, faringe, esófago, colorectal e da mama pré e pós-menopáusico.
- As bebidas “energéticas” ou isotónicas apenas são recomendáveis para a reposição dos electrólitos, não devendo ser utilizadas em substituição da água.