As mudanças de temperatura bruscas que sofremos nesta época do ano têm como consequência uma série de problemas no organismo. Catarros, gripes e resfriados estão na ordem do dia nesta época do ano. Hoje queremos nos deter um pouco perante um problema derivado destas mudanças bruscas de temperatura, a diarreia. A diarreia pode ser de origem virica ou bacteriana, mas em ambos os casos trata-se de um problema que afecta todo o aparelho digestivo e para o qual devemos tomar uma série de medidas quando nos alimentamos.
Como quase todos sabemos, a dieta a seguir quando estamos afectados pela diarreia deve ser uma dieta à base de alimentos moles, que ajude a recuperar a flora intestinal e a voltar à normalidade. Mas apesar de tudo, muita pessoas não sabem que tipo de alimentação devem seguir nem os alimentos indicados para cada uma das fases da diarreia. Hoje, queremos fazer um pequeno apanhado e recomendar o tipo de alimentação adequada para recuperar o quanto antes, de forma a não ficar desidratado nem desnutrido.
Os primeiros momentos de uma diarreia são os mais críticos. A perda de líquidos é muito alta e a tolerância aos alimentos muito baixa, por isso é necessário saber manter uma hidratação adequada mediante a reposição de líquidos e sais minerais. Para o efeito, o que iremos fazer é uma dieta absoluta em que simplesmente iremos ingerir um soro preparado por nós à base de água, sumo de limão, açúcar, sal e bicarbonato. Este soro evitará que fiquemos desidratados e estabilizará em grande parte o nosso aparelho digestivo.
A fase seguinte será voltar a tomar contacto com os alimentos, onde começaremos a comer pequenas quantidades de alimentos suaves e fáceis de digerir. Não se esqueça de continuar a tomar o soro, acompanhado com arroz fervido, que pode ser preparado simples ou com cenoura cozida sem pele. A sêmola e as sopas suaves de cereais refinados são outra alternativa para começar a alimentar-se normalmente. É importante comer poucas quantidades e habitualmente. Nunca se deve forçar o aparelho digestivo nesta fase, e se apetecer comer mais, deve parar e voltar a comer algum tempo depois.
Quando notar que a diarreia começa a desaparecer e as idas à casa de banho menos frequentes já poderá começar a terceira fase, que é a da transição para a alimentação habitual. Ao arroz fervido da fase anterior pode-se acrescentar frango ou peixe cozidos, e algum pão branco. Passado um dia já se poderá introduzir outra série de alimentos como os iogurtes, as verduras cozidas ou mesmo até bolachas torradas sem nenhum acompanhamento.
É importante ter tudo isto em conta e evitar comer alimentos ricos em fibras que irão aumentar as idas à casa de banho, assim como as gorduras ou fritos que irritam a mucosa digestiva e pioram o nosso estado, tornando mais lenta a recuperação.
Luisa Fernandes
Setembro 19, 2017Qual a dieta que se deve fazer quando existe uma diarreia provocada por toma de antibióticos?
Paulo Rosa
Setembro 19, 2017A diarreia ocorre porque o medicamento elimina todas as bactérias presente no intestino, tanto as boas como as más, as quais devem sempre estar em equilíbrio para garantir o bom funcionamento intestinal.
Atenção que no caso da diarreia ser demasiado forte deve ir rapidamente ao médico.
A melhor forma de combater a diarreia causada pelos antibióticos é tomando probióticos. Este é um suplemento alimentar que se encontra facilmente na farmácia. Contém bactérias que regulam funcionamento intestinal. No entanto, também é importante adequar a alimentação, evitando as alimentos crus, de difícil digestão e os condimentos fortes.
Outras dicas que podem ajudar, a diminuir esse efeito colateral do antibiótico, são:
Beber soro caseiro, água de coco e sucos de frutas;
Tomar sopas e caldos de fácil digestão;
Evitar os alimentos ricos em fibras como a casca das frutas, farelo de trigo, de aveia e os laticínios;
Evitar os alimentos ricos em carboidratos, que são preparados com farinha de trigo;
Tomar iogurte com probióticos ou Kefir ou Yakult porque eles ajudam a repor as bactérias boas do intestino.
Mas, se além da diarreia a pessoa também estiver com o estômago sensível é aconselhado seguir uma alimentação leve, de fácil digestão, como uma canja de galinha ou e purê de batata com ovo cozido, por exemplo para não ficar com o barriga inchada e a sensação de indigestão
ana
Setembro 13, 2015Quando a diarréia já está regularizando e as idas a casa de banho estão bem espaçadas, depois de quantos dias pode voltar a alimentação normal?
Sara Dias
Fevereiro 25, 2014Disse na escola do meu filho que ele estava com uma ligeira diarreia e que queria que ele só comesse pão branco com marmelada/doce. Resultado: pão com fiambre. Está correto? Eu dei nas orelhas da auxiliar.
Paulo
Fevereiro 25, 2014Em principio fiambre não faz mal, principalmente se for fiambre de peru ou de frango.
FERNANDO
Fevereiro 2, 2013VC DISSE QUE NOS MESMOS FAZEMOS O SORO PARA TOMAR ENQUANTO ESTIVER COM DIARREIA, MAS NÃO DEU AS PROPORÇÕES DOS COMPONENTES