Será que está a fazer o máximo possível para os seus ombros crescerem? Mesmo que você não queira ter ombros largos e que lembrem uma bala de canhão, este grupo muscular é o principal na maioria dos exercícios para o peito. Noutras palavras: negligencie este músculo e você estará direta e indiretamente a prejudicar o treino de peito, sem contar com o aumento de risco de lesões. Com isto em mente, veja 5 dicas simples e rápidas para extrair o máximo do seu treino de ombros.
Tabela de Conteúdos
1– Não se esqueça do deltoide posterior
Negligenciar a parte posterior dos ombros poderá gerar desarmonia entre os lados o que consequentemente causará lesões. Tenha a certeza que inclui pelo menos um exercício voltado para esta parte do ombro nos seu treino. Exemplos: elevação lateral curvada com halteres ou crossover.
2– Ombros não são especiais
Este grupo muscular é tão importante como qualquer outro, o facto dele ser pequeno não cria a necessidade de usar técnicas específicas como usar apenas exercícios em máquinas, isoladores ou treinar unicamente com repetições altas. Usar exercícios compostos e visando o progresso de pesos é tão importante para os ombros como para qualquer outro grupo muscular.
3– O desenvolvimento é o “agachamento” dos ombros
Usar o desenvolvimento no treino de ombros é tão essencial como usar o supino para o peito ou o agachamento para as pernas. Tenha a certeza que inclui pelo menos uma variação do desenvolvimento nos seu treino. Exemplos: desenvolvimento com barra sentado ou em pé, com halter, etc…
4– Cuidado com interferências
Evite treinar ombros um dia antes ou um dia depois do peitoral, isto fará com que você treine ainda fatigado o que prejudicará a recuperação. Na “pior” das hipóteses, é melhor treinar ombros no mesmo dia do peito do que em dias consecutivos.
5– Menos é mais
É muito comum ver pessoas fazer trezentas variações de elevação na tentativa de “atingir o músculo de todos os ângulos possíveis”. Os ombros são usados indiretamente em quase todos os movimentos da parte superior do corpo, portanto trata-se de um grupo especialmente sensível ao alto volume de treino. Tenha a certeza de não treina os ombros mais do que duas vezes por semana e não usar mais do que três exercícios.