Dicas para controlar a agorafobia

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

agorafobiaA agorafobia é um problema mais comum do que a maioria das pessoas pode imaginar. Muitas pessoas não entendem bem o que significa sofrer desta doença, e pensam que é muito fácil conseguir superá-la. Mas a realidade é muito diferente.

Para quem não sabe o que é a agorafobia, esta pode-se definir como um transtorno de ansiedade muito comum nos quadros de síndrome do pânico e refere-se ao medo de andar nas ruas, dificuldade de sair sozinho de casa, dificuldade de ir a certos lugares como mercados ou cinema pois sente uma forte apreensão difícil de compreender e muitas vezes surge a necessidade de ter alguém ao lado para lhe dar segurança.

O agorafóbico sente ansiedade de estar em locais ou situações em que a saída seja difícil, como por exemplo, multidões, um supermercado muito grande ou um local onde o auxílio pode não estar disponível – mesmo que não haja previsão de existir este auxílio.

As pessoas que já sofreram ou sofrem de agorafobia sabem o que é e como se sentem todos os dias ao enfrentar este problema. Por tudo isso, se é uma pessoa que sofre de agorafobia, vamos dar hoje alguns conselhos que esperamos poderem ser uma boa ajuda para enfrentar o seu dia-a-dia. E se quiser, pode-nos deixar o seu comentário no final deste artigo para que nos conte a sua experiência.

 

Embora não se veja, ela existe

A agorafobia existe, mas muitas pessoas pensam que “está tudo na mente”. Pode ser verdade, mas os sintomas são muito reais. A agorafobia existe tal como qualquer outra doença física, pelo que nunca deve pensar que não é um problema real por não ser visível. A agorafobia está aí. Não é culpa sua.

 

Procure ajuda

Procurar ajuda é um passo muito importante e é provável que tenha que fazer um grande esforço para o conseguir, pois fazer frente à agorafobia não é fácil, pois sente-se mais cómodo em sua casa. Mas é preciso ter força e procurar ajuda profissional. Para além disso, há actualmente muitas formas de tratamento disponíveis como a Terapia Cognitiva Comportamental que pode ajudar a pensar de forma diferente e a melhorar o seu estado anímico.

agorafobia

Não evite os lugares

As pessoas que sofrem de agorafobia costumam evitar determinados lugares porque já sofreram ataques de pânico nessa situação e temem que aconteça novamente. O melhor é não evitar nenhum lugar e tentar enfrentar a ansiedade sempre que for necessário. Pode aumentar lentamente os seus limites e assim “puxar” mais por si.

 

Ajuda online

A agorafobia é naturalmente um tema isolado de que nem todos padecem. Mas se procurar por fóruns e especialistas na Internet irá ver que não está sozinho. Há muitos grupos de apoio que o podem ajudar a tentar superar este problema. Irá também encontrar muitos conselhos e poderá falar com outras pessoas que sabem pelo que está a passar.

 

Controle o medo

As pessoas com agorafobia têm de controlar o medo que sentem. O medo faz com que fujam das situações que os atemorizam, ou então ficam parados sem saber como reagir. Trata-se frequentemente de uma profecia auto cumprida, onde a necessidade de entrar em pânico se irá tornar realidade depois de se pensar nisso. Mas se pensar que aquilo de que tem medo não vai acontecer, poderá confiar que tudo irá correr bem… e é isso mesmo que vai acontecer.

Para além disso, lembre-se que as técnicas de relaxamento também são uma forma excelente de controlar a sua ansiedade.

Imagens: DieselDemon e Franck Vervial

loading...

Um comentário

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...