Chega o verão, as temperaturas altas, o sol, as férias e também as temidas ondas de calor. Embora tudo dependa do local onde cada um vive, a verdade é que sair à rua a determinadas horas do dia no verão pode ser uma verdadeira tortura.
Neste sentido, devemos evitar as horas de maior incidência solar e evitar a exposição direta ao sol, em especial entre as 11 e as 17 horas. Mas o que devemos fazer quando não temos outro remédio senão sair para a rua para trabalhar, por exemplo? Todavia, o pior é mesmo quando se é obrigado a trabalhar a maior parte do dia ao sol. Se quer proteger-se do calor intenso, então não perca os nossos conselhos de hoje, para que as ondas de calor o afetem o menos possível.
Tabela de Conteúdos
Hidrate-se
É imprescindível uma boa hidratação. Assim lembre-se destas palavras: é proibido sair para a rua sem uma garrafa de água. Esqueceu-se dela em casa? Então compre uma garrafa refrescante em qualquer supermercado mais próximo porque ira precisar.
A alimentação certa
Não se esqueça que uma alimentação saudável e equilibrada, como frutas e verduras, também podem ajudar a enfrentar as ondas de calor. E naturalmente que deve evitar também refeições pesadas, tal como as bebidas alcoólicas e o café. Também se deve evitar o exercício físico intenso.
E em relação à roupa, vista peças ligeiras e cómodas, para além de utilizar um chapéu na cabeça para o proteger dos raios de sol. E se for possível, procure as sombras para se abrigar.
De vez em quando e sempre que sentir necessidade, pode refrescar-se deitando um pouco de água na cabeça e na nuca. Verá que faz uma grande diferença!
E um bom protetor solar
Se estiver a fazer algum tratamento, consulta o seu médico porque alguns medicamentos podem ter efeitos secundários quando nos expomos muito tempo ao sol. E por último, leva sempre consigo um protetor solar com um fator adaptado ao seu tipo e tom de pele.
Últimos conselhos
Se estiver a sentir-se mal ou vir alguém a sentir-se mal com o calor, isso poderá ser devido a um golpe de calor ou algum esgotamento devido ao calor. Estas situações requerem ajuda médica imediata, uma vez que o tratamento demorado pode resultar em complicações a nível do cérebro, rins e coração. Deve chamar imediatamente um médico ou ligar para o número de emergência 112, seguindo os seguintes procedimentos até à sua chegada, nomeadamente, mover o indivíduo para um local fresco ou para uma sala com ar condicionado, refrescar o indivíduo aplicando toalhas húmidas ou pulverizando com água fria o seu corpo, arejar o indivíduo agitando o ar vigorosamente ou com um ventilador, e se não estiver consciente, não lhe dar líquidos.
Para evitar todas estas situações provocadas pela exposição ao calor intenso proteja-se da exposição solar e procure locais frescos, ou com ar condicionado, durante o período de maior calor, em especial se estiver acompanhado de crianças pequenas, pessoas idosas ou pessoas com doenças crónicas.