Rica Saude

Dicas para atrasar o Envelhecimento Cerebral

Um dos órgãos mais espantosos que nós humanos temos é o cérebro. Controla os movimentos voluntários, a memória, a fala, as emoções, a inteligência e muito mais. Mas tal como o nosso corpo, também ele envelhece ou as suas dificuldades são minimizadas, pelo que perde neurónios, peso e reduz a velocidade de transmissão do impulso nervoso. É por isso que devemos seguir certos hábitos para retardar o processo de envelhecimento.
Envelhecimento Cerebral

Melhorar a dieta

A dieta é um pilar de um estilo de vida saudável. Portanto, uma boa nutrição ajuda a mente e o corpo. Segundo a Harvard Medical School, as pessoas que comem uma dieta baseada em frutas, vegetais, peixe, frutos secos, óleos insaturados e fontes de proteínas vegetais têm menos probabilidades de desenvolver demência ou deficiência cognitiva.

Exercício

A atividade física beneficia o bem-estar geral, incluindo o cérebro. O exercício físico consistente tem um efeito muito poderoso em termos de prevenção da doença de Alzheimer. Tenha em mente que não se trata de passar longas horas a trabalhar fora, uma caminhada matinal será ideal para estimular o cérebro.

Melhorar os níveis de açúcar no sangue

É importante evitar a diabetes, sendo um fator de risco importante para a demência. Demasiado açúcar pode prejudicar as capacidades cognitivas. Assim, o excesso de açúcar no sangue pode ser evitado através de uma dieta boa e equilibrada.

Cuidar da sua tensão arterial

Outro fator que aumenta o risco de declínio cognitivo é a tensão arterial elevada. Por isso é importante que a sua tensão arterial seja verificada regularmente e, se houver algum comportamento anormal, procure atenção médica imediata para que o seu médico possa tratar das suas necessidades o mais rapidamente possível.

Ter uma boa noite de sono

Um bom sono é necessário para a manutenção de uma homeostase metabólica no cérebro. O não dormir o suficiente leva à degeneração neuronal.
Para abrandar o envelhecimento cerebral, siga um estilo de vida que inclua estas dicas para manter o cérebro em ótimas condições.
Exit mobile version