Os problemas de descalcificação dos ossos devem-se a uma deficiência ou perda de cálcio dos ossos. É também chamada osteoporose e afecta actualmente uma grande parte da população, afectando em grande medida pessoas com mais de 50 anos e mulheres na sua maioria.
Os ossos vão-se tornando porosos e ficando mais debilitados, facilitando assim a sua rotura em muitos casos.
Tabela de Conteúdos
Causas da descalcificação dos ossos ou osteoporose
A menopausa no caso das mulheres é uma causa fisiológica porque ao terem quantidades mínimas de estrogénios leva a uma diminuição da massa óssea.
- Dieta pobre em cálcio, vitamina D e fósforo.
- Vida sedentária.
- Excesso de consumo de medicamentos, como por exemplo cortisona, anticonceptivos orais, anti-inflamatórios.
- Problemas com a tiróide.
- Antecedentes familiares.
- Consumo de álcool, tabaco e cafeína em excesso.
Sintomas
É uma doença que (em principio) não apresenta sintomas, os quais aparecem quando já existe uma grande perda de massa óssea. Os sintomas de descalcificação dos ossos ou osteoporose são vários:
- Dor na articulação afectada.
- Dor muscular.
- Debilidade dos ossos.
- Ossos partidos.
Dietética e nutrição
A dieta é muito importante nos casos de descalcificação dos ossos ou osteoporose, já que é uma das causas mais importantes para o aparecimento de osteoporose.
É recomendável a ingestão de cálcio e vitamina D. Deve-se manter uma ingestão correcta e equilibrada de verduras, frutas, proteínas, amidos, todos os nutrientes na sua devida medida.
Temos que evitar o excesso de consumo de fibras alimentares, tanto em verduras que contêm grande quantidade de fibra, como em fibra comprada nas lojas, porque a fibra reduz consideravelmente a absorção de cálcio a nível intestinal.
Deve-se ainda evitar o consumo de bebidas com alto conteúdo em cafeína, bem como o consumo de tabaco e álcool.
Suplementos
A ingestão de suplementos ricos em cálcio, oligoelementos e vitaminas é importante na prevenção da descalcificação dos ossos, ajudando os ossos a manter-se em condições, sem piorar a sua condição, nem se fracturarem.
Acupunctura
A acupunctura é uma excelente ajuda no caso de dor e inflamação dos ossos e músculos, ajudando a mitigar imenso estes sintomas.
Homeopatia
A homeopatia é uma boa ajuda a mitigar os sintomas da descalcificação óssea.
Sabia que?
Uma alimentação saudável, exercício físico diário ou frequente, e os bons hábitos de vida, ajudam a diminuir consideravelmente o surgimento de osteoporose na idade adulta ou velhice.