Problemas de descalcificação dos ossos ou osteoporose

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

descalcificação dos ossosOs problemas de descalcificação dos ossos devem-se a uma deficiência ou perda de cálcio dos ossos. É também chamada osteoporose e afecta actualmente uma grande parte da população, afectando em grande medida pessoas com mais de 50 anos e mulheres na sua maioria.

Os ossos vão-se tornando porosos e ficando mais debilitados, facilitando assim a sua rotura em muitos casos.

 

Causas da descalcificação dos ossos ou osteoporose

A menopausa no caso das mulheres é uma causa fisiológica porque ao terem quantidades mínimas de estrogénios leva a uma diminuição da massa óssea.

  • Dieta pobre em cálcio, vitamina D e fósforo.
  • Vida sedentária.
  • Excesso de consumo de medicamentos, como por exemplo cortisona, anticonceptivos orais, anti-inflamatórios.
  • Problemas com a tiróide.
  • Antecedentes familiares.
  • Consumo de álcool, tabaco e cafeína em excesso.

 

Sintomas

É uma doença que (em principio) não apresenta sintomas, os quais aparecem quando já existe uma grande perda de massa óssea. Os sintomas de descalcificação dos ossos ou osteoporose são vários:

  • Dor na articulação afectada.
  • Dor muscular.
  • Debilidade dos ossos.
  • Ossos partidos.

 

Dietética e nutrição

A dieta é muito importante nos casos de descalcificação dos ossos ou osteoporose, já que é uma das causas mais importantes para o aparecimento de osteoporose.

É recomendável a ingestão de cálcio e vitamina D. Deve-se manter uma ingestão correcta e equilibrada de verduras, frutas, proteínas, amidos, todos os nutrientes na sua devida medida.

Temos que evitar o excesso de consumo de fibras alimentares, tanto em verduras que contêm grande quantidade de fibra, como em fibra comprada nas lojas, porque a fibra reduz consideravelmente a absorção de cálcio a nível intestinal.

Deve-se ainda evitar o consumo de bebidas com alto conteúdo em cafeína, bem como o consumo de tabaco e álcool.

 

Suplementos

A ingestão de suplementos ricos em cálcio, oligoelementos e vitaminas é importante na prevenção da descalcificação dos ossos, ajudando os ossos a manter-se em condições, sem piorar a sua condição, nem se fracturarem.

 

Acupunctura

A acupunctura é uma excelente ajuda no caso de dor e inflamação dos ossos e músculos, ajudando a mitigar imenso estes sintomas.

 

Homeopatia

A homeopatia é uma boa ajuda a mitigar os sintomas da descalcificação óssea.

 

Sabia que?

Uma alimentação saudável, exercício físico diário ou frequente, e os bons hábitos de vida, ajudam a diminuir consideravelmente o surgimento de osteoporose na idade adulta ou velhice.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...