A cúrcuma é uma planta utilizada como especiaria na cozinha, cuja cor amarela não passa despercebida e que lhe dá uma tonalidade semelhante à mostarda. Mas não serve apenas como ingrediente culinário pois também é utilizada como remédio natural há milhares de anos devido às suas propriedades anti-inflamatórias.
Tabela de Conteúdos
Curcumina: o poderoso ingrediente da cúrcuma
Segundo diversos estudos científicos:
- A curcumina pode ajudar a minimizar os danos no fígado, de acordo com um estudo experimental da Universidade Médica de Graz, na Áustria.
- A curcumina inibe o crescimento do cancro da pele, o melanoma e do cancro da mama, segundo estudos realizados na Universidade do Texas.
- A cúrcuma utilizada no curry que é consumida diariamente na Índia poderá ser uma boa explicação para a baixa taxa de incidência de Alzheimer nesse país, segundo alguns especialistas.
- A cúrcuma reduziu em 58% a dor e a rigidez em pacientes com osteoartrite do joelho, segundo um estudo realizado em Itália. Houve inclusivamente uma melhoria de 300% do bem estar emocional desses mesmos pacientes.
Em resumo e segundo um artigo publicado na Advanced Experimental Medical Biology, em 2007: “A curcumina demonstrou ter actividade antioxidante, anti-inflamatória, antiviral, antibacteriana, antifúngica, e contra o cancro. Tem por isso um grande potencial na luta contra diversas doenças como a diabetes, alergias, artrites, doença de Alzheimer e outras doenças crónicas”.
Uso e benefícios para a saúde
Chamada “a rainha das especiarias”, a cúrcuma tem muitos benefícios para a saúde e até mesmo alguns nutrientes saudáveis como: proteínas, fibra dietética, niacina, vitaminas C, E e K, sódio, potássio, cálcio, cobre, ferro, magnésio e zinco.
Conheça os benefícios do consumo de cúrcuma:
- Ajuda a prevenir o cancro
- Alivia as dores da artrite
- Ajuda no tratamento da diabetes
- Cura as feridas
- Ajuda a prevenir a Doença de Alzheimer
- Melhora a digestão
- Ajuda a desintoxicar o fígado
- Ajuda a manter o peso ideal
- Reduz os níveis de colesterol
- Fortalece o sistema imunitário
Possíveis efeitos secundários
A cúrcuma é relativamente segura quando usada de forma apropriada nos adultos e não costuma causar quaisquer efeitos secundários, embora algumas pessoas possam ter dores de estômago, náuseas, tonturas ou diarreia.
Precauções
- Gravidez e aleitação: Não se recomenda o seu consumo durante a gravidez e a aleitação porque pode colocar em risco a própria gravidez.
- Problemas na vesícula biliar: Pode piorar os problemas com a vesícula biliar.
- Doença por refluxo gastro esofágico (DRGE): Pode causar dores no estômago em algumas pessoas.
- Cirurgia: Pode retardar a coagulação sanguínea e provocar sangramento adicional.
Dosagem recomendada
Fale primeiro com o seu médico antes de começar a tomar cúrcuma como remédio natural.
Por via oral:
- Para a indigestão (dispepsia) recomenda-se tomar 500 mg de cúrcuma, 4 vezes ao dia.
- Para a osteoartrite recomenda-se tomar 500 mg de extracto de cúrcuma, 2 vezes ao dia.
- Para a artrite reumatóide aconselha-se tomar 500 mg de cúrcuma, 2 vezes ao día.
Como sempre, recomendamos que consulte o seu médico. A informação deste artigo tem uma função meramente informativa e não dispensa o aconselhamento médico.
Fontes: WebMD, Mother Nature Network, Dr. Weil, CNN, Huffington Post.
Pauloroberto
Abril 8, 2019Gostaria de saber o quanto de curcuma e pimenta do Reino é pra ser consumido ?
Como é feito essa mistura dessas duas especiarias, em que tipo de alimento é jogado essa mistura?essas medidas em miligramas corresponde a quanto em colheres?
Paulo Rosa
Abril 9, 2019Este artigo poderá lhe dar algumas repostas sobre as suas dúvidas:
https://www.dicasonline.com/potencializar-acao-curcuma/
gilnei camargo
Julho 26, 2018tenho pimenta do reino em bolinhas, qual seria a quantia recomendada para uso junto com açafrão pó tendo em vista um tratamento de artrite nas mãos, e futuramente como tratamento preventivo, e tambem a dosagem para os dois ingredientes em pó… desde ja agradeço
Paulo Rosa
Julho 26, 2018Dê uma vista olhos nesse artigo: http://www.semprequestione.com/2016/04/mulher-bebeu-agua-quente-com-curcuma.html
josé Roberto Izepon
Novembro 22, 2017eu tenho cancer.qual a quantidade de cha que tenho de tomar por dia?JOSÉ
Paulo Rosa
Novembro 23, 2017Segundo os livros “Anti-Cancer” de David Servan-Schreiber e “A verdadeira dieta anti-cancer” de Dr. David Khayat, para o nosso organismo absorver a cúrcuma da forma correta é necessário que se associe pimenta do reino ou gengibre. A pimenta multiplica 2000 vezes a absorção do cúrcuma pelo organismo.
Modo de consumir: Adicione 1/4 de colher de chá de pó de cúrcuma/açafrão (de preferência compre as raízes e faça o pó em casa), com meia colher de sopa de azeite e uma pitada generosa de pimenta-do-reino. Acrescente aos seus pratos, legumes, sopas, molhos de salada, etc. Se sentir um gosto amargo, pode acrescentar umas gotas de xarope de Agave. O gostinho fica uma delicia e os resultados são, comprovadamente incríveis.
Roberto
Setembro 6, 2017Melhor lugar para comprar o açafrão no Rio de Janeiro é nas Casas Pedro, tem o importado e o nacional, todos muito baratos! Estou tomando a quase dois meses. Tomo uma colherzinha de chá bem cheia, dissolvido em um pouco de água, após o almoço. O primeiro benefício veio na segunda semana de uso. Observei que parei de ficar me levantando várias vezes a noite para urinar. Não tive reações desagradáveis. Quanto aos demais benefícios, ainda estou observando para poder relatar. Eu indico o açafrão da terra como suplemento alimentar. Tomara que vocês também sintam benefícios. Abraços
Joaldir Martins
Junho 9, 2017Ótimo artigo, que nos fornece informações muito importante quanto ao uso da Cúrcuma ( o açafrão da terra )
Paulo Rosa
Junho 9, 2017Obrigado Joaldir.
Berenice Cardoso
Maio 25, 2017Para baixar o nível da glicose devo tomar quantas cápsulas de 500mg?
Paulo Rosa
Maio 26, 2017Evite a cúrcuma caso você seja diabética. Fale com o médico antes de começar um tratamento com açafrão-da-terra se o nível de açúcar no seu sangue for anormal. A cúrcuma é conhecida por diminuir os níveis de açúcar no sangue. Caso você sofra de hipoglicemia deve evitar o uso medicinal da especiaria.
Lília Malta
Maio 7, 2017Estou tomando 3 cápsulas de cúrcuma por dia, tenho artrite. Por quanto tempo devo tomar para que haja algum dano por excesso?
Paulo Rosa
Maio 8, 2017Não é uma questão com uma resposta simples e directa.
Aconselho-a a dar uma vista de olhos neste artigo:
http://revistapesquisa.fapesp.br/2010/02/03/o-veneno-do-rem%C3%A9dio/
Samanta Franco De Lima
Maio 3, 2017Estou tomando uma colher de sopa rasa de manhã batido com leite banana mel linhaça e canela pra encobrir o gosto até que fica saboroso.. será que tem alguma contra indicacao?
Paulo Rosa
Maio 3, 2017Deve ter algum cuidado com os exageros. Tudo o que é demais também faz mal.
Por exemplo, há registos de reacções adversas em pessoas que consumiram doses elevadas. Nestes casos foram observadas as seguintes reacções:
-Náusea
-Diarreia
-Retardo na coagulação do sangue
-Função hepática aumentada
-Contracções da vesícula biliar
-Hipotensão (pressão arterial baixa)
-Contrações uterinas em mulheres grávidas
-Aumento do fluxo menstrual
-Diminuição drástica do nível glicêmico em diabéticos
-Dores no estômago
-Diminuição na absorção de ferro
-Pessoas que tomam certos medicamentos também devem ter cuidado ao ingerir cúrcuma ou usar suplementos que a contenham. Seu princípio ativo pode interferir na acção de anticoagulantes como a aspirina e na absorção de medicamentos não esteróides, anti-inflamatórios e outros suplementos que estejam sendo tomados.
Francisco de Assis Lamar
Janeiro 3, 2017Acho isso muito chato, todos os site que visitei é sempre o mesmo lenga lenga, relaciona todos os benefícios é aquela lista enorme, mais não diz como mensurar o consumo, alguns diz 200 mgs em outros 500 mgs, mas o mais importante não falam que é como medir essa quantidade no pó, por que o pó não é curcumina pura . Por tanto me digam quanto do pó de curcuma deve ser ingerido por dia para atingir essa dosagem de 200 ou 500 mg por dia . E ainda, como se faz a mistura com a pimenta do reino, com o gengibre ou azeite para aaumentar a biodisponibilidade? Isto é o que realmente interessa a maneira correta de usar, por favor!
Paulo Rosa
Janeiro 3, 2017Olá Francisco.
Dê uma vista de olhos neste artigo. Penso que responde à sua questão:
http://pt.wikihow.com/Tomar-C%C3%BArcuma-em-P%C3%B3
Laercio Alves
Novembro 29, 2016Eu consumo no almoço e na janta,colocando uma colherzinha de cafe no arroz e feijao,e tomo tambem uma porçao junto com cloreto de magnesio 2 vezes por dia,meu email é laerciosaopaulo@gmail.com
rosangela
Novembro 25, 2016comprei a curcumina em po como usa-la para dores como analgésico…..500mg equivale a 1 colher de chá por dia ou equivale a meia colher de cha por dia…gostaria de saber
Paulo Rosa
Novembro 25, 2016Uma colher de chá de turmérico contém cerca de 200 miligramas de curcumina.
sandra brito
Julho 9, 2016gostaria de saber a dosagem pra problemas respiratorios rinite e asma
Paulo Rosa
Julho 10, 2016Não existe uma dose recomendada, mas enquanto suplemento, 500mg de curcumina, 2 a 4 vezes por dia já demonstraram efeitos anti-inflamatórios.
Cúrcuma e curcumina são os temas de estudo clínico em andamento com resultados iniciais que mostram beneficios anti-oxidantes e anti-inflamatórios.
Para determinar as melhores doses para seus sintomas de preocupação, fale com seu médico. É possível haver certos efeitos colaterais e interações medicamentosas.