Cuidar o corpo é um prazer

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

cuidar do corpo

Cuidar o corpo é um prazer, não uma preocupação ou um problema. Todos os dias são dia de cuidar do nosso corpo, mimando-o com amor e dedicação.

Coloca-te em frente de um espelho, se possível diante de um onde te possas ver de corpo inteiro, de preferência nua. Como te sentes com a imagem do teu corpo? Que tipo de sentimentos aparecem? Desinteresse, descontente, critica, rejeição? Ou talvez experimentes sensações mais positivas como amor, respeito, aceitação, carinho? Se não for assim, continua diante do espelho. Inspira profundamente e exala suavemente, esvaziando completamente os pulmões. Quando voltares a inspirar, repete na tua mente que estás a enviar para longe os preconceitos e sentimentos negativos que sentes. Faz este processo 10 vezes. Depois repete em voz alta: “Perdoo-me por não gostar de mim e envio amor para todas as partes do meu corpo”. Faz este exercício diariamente até notares uma mudança significativa na tua percepção.

O corpo é o nosso bem mais valioso e a menos que sintamos um profundo respeito por ele e pela nossa pessoa, nunca o iremos cuidar tão bem quanto ele merece. Sem ir mais longe, o mero facto de sentir amor já reforça o sistema imunitário.

 

Cuidados agradáveis

Tudo o que podemos fazer para cuidar do nosso corpo é agradável. Não existe sacrifício nem dor. Caso contrário, dá uma olhadela às propostas que preparámos.

 

Dieta saudável para cuidar o corpo

Para fazer uma dieta saudável é conveniente eliminar as proteínas animais e substitui-las por soja, legumes, seitan ou tofu. A carne não tem apenas toxinas, como demora umas 72 horas a ser digerida, o que supõe um desgaste para o sistema imunitário, já que parte da energia que necessita se destina à digestão. Por isso, é conveniente comer alimentos de digestão rápida. Também é recomendável comer produtos biológicos, 100% naturais, que cuidam da nossa saúde e do nosso meio ambiente.

E não te esqueças: é preciso comer para viver e não viver para comer.

Tenta fazer jejum de vez em quando, para limpar e ajustar as funções bioquímicas. As opções são múltiplas: podes comer apenas fruta um dia por semana ou fazer mono-dieta de arroz com soja. Mas se desconheces o tema, pede conselho a um especialista antes de começar.

 

Exercício para cuidar o corpo

Se a natureza nos tivesse desenhado para estar sempre sentados, tínhamos nascido com uma cadeira incorporada, mas não é este o caso. Se nos dotou de um corpo cheio de articulações, tendões e músculos, então está destinado a mexer-se todos os dias.

Uma boa forma de nos mantermos bem é praticando ioga, tai-chi ou chi-kung, por exemplo.

O ioga mantem-nos flexíveis, e estimula as glândulas endócrinas (as guardiãs da saúde) e massageia os órgãos internos, através de umas posturas, que podem ser acompanhadas de movimento, diferentes tipos de respiração e mantras (sons). Se te queres manter jovem, não há nada melhor!

Também é muito saudável fazer natação regularmente ou andar, que é o tipo de exercício mais fácil e económico que podes fazer. Sabemos que andar alonga a vida e vale a pena forçar-nos a fazê-lo diariamente. Para aqueles com problemas de tempo, podem aproveitar para meditar: repete mentalmente o mantra Sat quando dás um passo com o pé esquerdo e Nam com o direito. (Sat Nam: a verdadeira identidade).

Cuidar o corpo é um prazer

Reduz o estresse

O estresse entende-se como a reacção de luta que num dado momento é saudável e necessário. O problema acontece quando este momento pontual se converte em algo crónico, já que a substancia segregada nestes casos, o cortisol, é tóxica em grandes quantidades. É um ácido “estraga” o cérebro e que com o tempo pode desencadear problemas cognitivos e outros tipos de doenças. Mas não te preocupes, tudo tem solução e o corpo pode-se regenerar. O melhor para combater esta situação é simplificar a nossa vida e incorporar na rotina diária meditação, os mantras, a respiração consciente e o relaxamento. Desfazermo-nos do estresse e curar o nosso corpo é fácil e apenas requer um pouco de disciplina.

 

Ayurveda

Ayurveda é uma ciência de vida hindu, cuja função principal é prevenir embora também possa curar, se for necessário. Segundo a Ayurveda, tudo o que existe é formado por cinco elementos: ar, água, fogo, terra e éter. Mediante o estudo das nossas características físicas e fisiológicas, é possível determinar que elemento predomina em nós e assim poder definir que tipo ou estilo de vida é mais adequado para conservar o equilíbrio, tanto a nível físico como psicológico.

 

Passar à acção

Este é o ponto mais importante de todos. Agora já sabes como cuidar do corpo, mas de pouco te vai servir se não colocar estes ensinamentos em prática.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...