Cosméticos, perfumes, esmaltes para unhas, cremes e outros produtos que prometem beleza e juventude fazem parte do sonho de consumo do público feminino. O que muitas mulheres não sabem, porém, é que se não tomarem certos cuidados na hora da compra, além do prejuízo, correm o risco de levar para casa sérios problemas de saúde.
Por isso, são cada vez mais os alertas para os cuidados básicos a serem tomados pelas mulheres mais vaidosas.
O consumidor não se deve deixar levar pelas promessas milagrosas de algumas publicidades, que nem sempre espelham a realidade. Além disso, é preciso pesquisar, pois muitas vezes preços mais altos e embalagens luxuosas não significam, necessariamente, melhor qualidade. Vendedores de cosméticos em feiras? Fuja! Você corre perigo em comprar produtos sem registo, armazenados em condições inadequadas e sem fiscalização.
Quando for adquirir produtos de beleza e de higiene pessoal, procure no rótulo as informações como data de validade, precauções, cuidados especiais e esclarecimentos sobre os riscos decorrentes do manuseamento inadequado, dados da composição, a finalidade do produto e as instruções de uso ou aplicação.
Os produtos importados, artesanais, naturais ou exóticos devem apresentar estas mesmas informações, em língua portuguesa. Itens para alisar ou tingir cabelos, depilar, bronzear, maquilhar podem conter substâncias capazes de provocar irritações na pele ou nos olhos de determinadas pessoas.
Por tudo isto tenha sempre atenção na hora da compra deste tipo de produtos.