Rica Saude

Cuidados de saúde na piscina

saúde

Hoje vamos falar sobre saúde, mais especificamente sobre os cuidados de saúde a ter quando vamos à piscina. Este é um dos lugares preferidos para nos divertirmos e nos refrescamos num dia quente de verão. O problema é que existem alguns riscos para a nossa saúde, mas que podem ser facilmente controlados.

As piscinas, tão concorridas nesta época do ano, podem ser muito perigosas se não tomamos as medidas preventivas necessárias. Se gosta de ir à piscina, verifique se esta cumpre com as medidas sanitárias básicas (sobretudo quando é um lugar público), cuide da sua higiene pessoal e não se arrisque a ter um acidente.

 

Mudança rápida de temperatura

Quando entramos dentro da piscina pela primeira vez devemos ter algum cuidado com a temperatura da água porque esta costuma estar alguns graus mais fria do que a temperatura ambiente.

Estas mudanças podem provocar tonturas porque o sangue flui para as camadas mais externas da pele para equilibrar a nossa temperatura corporal. Para não ter problemas com isto é necessário a terapia do pouco a pouco, ou seja deve entrar lentamente dentro de água. Desta forma o corpo vai-se acostumando à temperatura sem grandes problemas.

Nota: Para evitar que se transforme num foco de doenças e infecções, a água de uma piscina deve ser devidamente tratada (filtrada regularmente e feita uma limpeza manual) e quimicamente (cloração, tratamento anti-algas, etc.).

 

Precauções higiénicas

Tenha em conta que a piscina é um lugar normalmente partilhado com muitas mais pessoas. Para evitar contrair alguma infecção ou ser contagiado por fungos (muito comuns nesta época do ano), deve:

Para evitar riscos na piscina tenha em conta o seguinte:

As pessoas que não sabem nadar devem permanecer sempre nas zonas da piscina em que “tenham pé”. Os flutuadores e bóias devem ser resistentes porque se perderem ar podem colocar a sua vida em risco.

Os saltos para a piscina apenas devem ser feitos em piscinas com alguma profundidade para evitar golpes e lesões (desde fracturas até danos irreversíveis na coluna). Por uma questão de segurança, deve saber nadar antes de fazer saltos para a água.

Não empurre outra pessoa para baixo de água, nem atire água directamente para a cara porque altera o ritmo respiratório, causa tonturas e pode mesmo provocar um afogamento letal. Os acidentes mais comuns na piscina têm a ver com cãibras e golpes.

 

Cuidados de saúde na piscina

Estique bem os músculos antes de entrar na água para evitar cãibras e tenha consciência da sua resistência física e capacidade aeróbica para não abusar do tempo de permanência na piscina. Estes são alguns dos cuidados de saúde na piscina que devemos seguir para não termos problemas enquanto nos refrescamos no verão.

Coma pelo menos duas horas antes de entrar na piscina para que o processo de digestão tenha terminado e não tenha dores abdominais.

Caminhe, não corra. A água em volta da piscina pode provocar quedas. Desloque-se lentamente e use calçado de material aderente.

Utilize óculos de mergulho se costuma abrir os olhos enquanto está dentro de água. O cloro utilizado nas piscinas é uma substância que pode irritar os olhos.

Para além de todos estes cuidados, tenha ainda atenção aos cuidados a ter com a pele devido à exposição ao sol enquanto estiver na piscina. Deve proteger a pele com protector solar e usar óculos de sol com protecção UV. Será também boa ideia usar um chapéu para proteger a cabeça.

Este foi o artigo sobre cuidados de saúde na piscina. Se gostou, ajude a partilhar nas redes sociais para chegar a mais gente.

Exit mobile version