Felizmente para muitos e infelizmente para outros, o verão está aí. Durante esta época do ano as temperaturas altas permitem-nos fazer diferentes actividades que não podemos realizar durante o resto do ano, como ir à praia ou dar um mergulho na piscina. No entanto, durante esta temporada também é preciso seguir uma serie de recomendações para evitar problemas de saúde.
Um dos aspectos a que temos de prestar especial atenção é a alimentação no verão. Por exemplo, alguns molhos de salada são feitos com ovos ou natas que podem implicar algum perigo de intoxicação alimentar. Por isso é recomendável que sejam imediatamente consumidos quando são preparados, para assim evitar o risco de intoxicação. Por outro lado, as sobras de comida devem ser congeladas e quando se aquecerem novamente, não se deve ultrapassar os 65 graus.
Para além da protecção externa da pele com cremes e protectores solares, é também importante proteger interiormente a pele. Por isso, recomenda-se o consumo de frutas e verduras ricas em antioxidantes. O ideal será comer três vezes ao dia, frutas e verduras, pois são uma excelente forma de hidratação, para além de proporcionarem uma dose de vitaminas, minerais e substancias antioxidantes que ajudam a melhorar o bronzeado, assim como a combater a acção dos radicais livres e a acção dos raios ultravioleta. É ainda importante realçar o consumo de peixe, um alimento fresco e digestivo.
Obviamente que é imprescindível beber líquidos, mesmo quando não se tem sensação de sede. O melhor para se hidratar é a água mineral e os sumos de fruta naturais feitos na hora. Também há que tomar maior atenção às crianças e idosos nos dias de maior calor, pois estão mais susceptíveis aos efeitos do tempo quente.