Um dos aspectos mais importantes quando se faz uma dieta ou quando se tenta comer de uma forma mais saudável, é evitar ter ao alcance qualquer tipo de tentação alimentar, porque num momento de fraqueza é muito provável cair na tentação de comer o que não deve.
Pelo contrário, se guardar no frigorífico apenas aqueles alimentos saudáveis e dietéticos, não importa se tiver muita fome ou um capricho, porque qualquer coisa que possa comer será sempre saudável.
Para o conseguir siga estes conselhos:
- Planeamento. Faça um menu semanal ou uma lista detalhada com todos os ingredientes necessários e siga rigorosamente esta lista quando for ao supermercado (desta forma não passará pelos perigosos corredores das bolachas ou dos refrigerantes).
- Cozinhe antecipadamente. Escolha um dia da semana (recomenda-se ao fim de semana) para cozinhar: lave, descasque e corte frutas e vegetais e prepare pratos saudáveis como por exemplo, arroz integral com vegetais, para que durante a semana não opte pela comida rápida devido à falta de tempo.
- Doses pequenas. Uma vez cumprido o ponto anterior, congele pequenas doses de toda a sua comida para não cair na armadilha de comer demasiado. Utilize embalagens ou caixas de plástico para separar as frutas, vegetais, guisados ou mesmo sobremesas.
- Substitua produtos normais por light. Substitua todos os produtos lácteos normais por versões light, podendo assim ter na sua dieta leite, natas, iogurtes, manteiga e queijo, sem se sentir culpado.
- Lanches. Por último, não se esqueça de incluir no seu planeamento semanal pequenos snacks para comer a meio da manhã ou da tarde, de forma a evitar comer outras coisas com mais calorias. Pode optar por cenourinhas, bolachas integrais baixas em calorias ou tofu, opções que não só não engorda como são muito saudáveis.