Rica Saude

Cronodieta: Aprenda a emagrecer sabendo quando comer cada alimento

dietaA cronodieta defende que se pode comer de tudo e perder peso. O que na realidade marca a diferença é o horário em que comemos cada tipo de alimento.

A cronodieta foi criada em 1992 por Mauro Todisco e Paul Marconi, 2 médicos italianos.

O que é revolucionário na cronodieta é a compreensão que tudo é um ciclo, que tudo está ligado a um ritmo de vida (estações do ano, mudanças climáticas, etc.), e que tudo isso provoca alterações na vida das plantas e animais, e consequentemente, também nos seres humanos.

Os seres humanos dispõem de um relógio interno que marca o ritmo de vida (ovulação a cada 28 dias, regeneração das células da pele diariamente, etc.). Para além disso, o nosso corpo tem diferentes horários para cada órgão do corpo.

Desta forma, a cronodieta tenta compreender qual a melhor hora para comer certos alimentos, de forma a estamos mais saudáveis.

A cronodieta defende que podemos comer de tudo e mesmo assim perder peso. O que na realidade marca a diferença é o horário em que comemos cada tipo de alimento. Ou seja, não são assimilados da mesma forma os hidratos e/ou proteínas ao almoço ou ao jantar.

É por essa razão que o horário das refeições é algo muito importante. Os nossos horários das refeições devem estar sincronizados com os do cérebro e com todos os órgãos da digestão.

Exemplo de uma dieta baseada na cronodieta

Conselhos

 

Como pode ver, os conselhos da cronodieta são fáceis de seguir e o esforço não é demasiado. Apenas tem de começar a seguir estas dicas.

As indicações e conselhos aqui mencionados sobre a cronodieta são válidos apenas para pessoas saudáveis, sem nenhuma patologia crónica e em nenhum momento pretendem substituir a visita ao/à nutricionista.

Exit mobile version