Tabela de Conteúdos
Correr na rua
Correr na rua é a opção mais barata, já que apenas exige uns ténis de qualidade e um vestuário adequado. Além disso, correr na rua pode ser mais motivador para muitas pessoas, já que o treino é menos monótono e mais interessante. Poder correr junto a um rio ou à beira-mar, num parque, ou então, fazer um pequeno trail nos caminhos rurais próximos, além de tornar o exercício mais motivador, tem ainda efeitos comprovados no aumento da auto-estima e bem-estar mental do corredor.
Correr na esteira
Mas se correr na rua tem várias vantagens, na realidade treinar na esteira também as tem, e igualmente importantes. Antes de mais, a questão prática. Nem todas as pessoas têm tempo para fazer um treino outdoor, o que em muitos casos, é o suficiente para desistirem. Contudo, poder acordar, fazer um treino de meia hora em casa, tomar um banho e ir para o trabalho, é algo que permite gerir melhor o tempo e assim, manter uma regularidade na atividade física.
Contudo, as vantagens práticas de correr na esteira não terminam aqui. Muitas pessoas simplesmente param de treinar durante o inverno. Ou porque está frio, ou porque está vento, ou porque está a chover, as desculpas são várias para interromper a prática da corrida. Se você é dessas pessoas, então nada melhor que correr na esteira, no conforto do lar, podendo assim dar continuidade ao seu treino durante todo o ano.
Por fim, outra vantagem importante da corrida na esteira é o facto de esforçar menos os ossos e articulações das pernas. Devido à natureza do piso da esteira, em comparação com o piso encontrado na rua ou no campo, e à regularidade desse mesmo piso, correr na esteira é mais seguro quanto à propensão e risco de aparecimento de lesões.
Correr na rua versus correr na esteira
Como vê, cada uma das opções tem várias vantagens importantes, sendo que a sua escolha deve recair sempre na sua forma de ser e na sua forma de estar no desporto. Se é uma pessoa que ama poder fazer atividades ao ar livre, e não tem medo da chuva e do frio, então deve continuar a correr na rua. Já se prefere algo mais prático ou tem propensão para ter mazelas nas pernas, então a esteira é a sua melhor opção.