Tabela de Conteúdos
Alimentos de cor branca
Estes benefícios devem-se (entre outras coisas) à presença de substâncias como a flavina, também responsável pela sua cor esbranquiçada. O alho, por exemplo, contém alicina que pode ajudar a reduzir o risco de ter hipertensão, colesterol elevado, cancro e doenças cardíacas. Estes alimentos também são compostos de vitaminas C, B2, B3 e B9, para além de minerais como potássio, magnésio e fósforo.
Frutas e vegetais de cor branca: alho, cebola, cogumelos, couve-flor, feijão branco, batatas, etc.
Alimentos de cor violeta/roxos
Os alimentos desta cor também possuem proantocianidinas e antocianidinas, as quais são conhecidas como superantioxidantes, pois são 50 vezes mais activas do que a vitamina E, e 20 vezes mais do que a vitamina C, sendo bastante eficazes na prevenção do envelhecimento celular.
As frutas de cor azul/roxa são ricas em bioflavonóides que protegem o coração e inibem o colesterol mau (LDL).
Juntamente com os pigmentos antioxidantes, o ácido quinico actua como preventivo das infecções urinárias. Contêm também resveratrol, uma substância presente sobretudo na pele das uvas negras e vermelhas, tendo uma acção antifúngica (impede o crescimento de fungos) e antioxidante. Investigações recentes colocaram em evidência que têm ainda uma acção anticancerígena e anti-envelhecimento.
Frutas e vegetais de cor violeta/roxa: amoras, uvas negras, figos, ameixas, beterraba, cenoura roxa, repolho roxo, cebola roxa, beringela, etc.
Alimentos amarelos e laranjas
Frutas e vegetais amarelos e laranjas: ananás, maçã, kiwi amarelo, lima, melão, manga, papaia, nectarina, cenoura, abóbora, pimento amarelo, milho, etc.