Conselhos para um coração mais saudável. Proteger o coração ajuda não só a reduzir os riscos de vir a padecer de determinadas patologias cardíacas, como ainda nos torna menos vulneráveis de vir a sofrer de outras doenças crónicas, como por exemplo, o cancro.
Prevenir é investir em saúde e seguir bons hábitos de vida está apenas nas nossas mãos. É importante ter em conta que nunca é tarde para começar a cuidar do coração. Manter-nos fisicamente activos, manter um peso saudável, seguir uma dieta saudável variada e equilibrada, manter controlados os níveis de colesterol, cuidar da tensão arterial e evitar a hipertensão, controlar os níveis de açúcar no sangue e evitar o consumo de tabaco são os principais conselhos para a protecção do coração.
Tabela de Conteúdos
Exercício físico para um coração mais saudável
O exercício físico traduz-se numa diminuição dos riscos de patologias cardiovasculares. Quando se faz exercício físico regularmente, o sistema cardíaco e respiratório melhora, previnem-se problemas de excesso de peso, evitam-se problemas de hipertensão, hipercolesterolemia e diabetes.
Alimentação
Naturalmente que a alimentação tem um papel importantíssimo na nossa saúde. Uma dieta saudável e equilibrada reduz os problemas cardíacos, evita o colesterol alto, a hipertensão e o excesso de peso. Desta forma, é importante reduzir o consumo de sal na dieta e a ingestão de bebidas alcoólicas e apostar numa dieta mais rica em frutas, verduras, cereais e peixe.
Tabaco
Um dos principais factores de risco é o tabaco. Fumar é prejudicial para a saúde em geral, mas especialmente para o sistema cardiovascular, já que aumenta o risco de acidentes vasculares cerebrais (AVC’s).
Excesso de peso
Os problemas de excesso de peso são outro factor de risco das patologias cardíacas, pois obrigam o coração a trabalhar mais do que o normal. Para além disso, a obesidade torna-nos mais vulneráveis a outros problemas de saúde como a diabetes ou problemas de articulações.