Todos gostariam de ter os músculos abdominais marcados e fortes. Um corpo com um abdómen bem definido e trabalhado é mais atractivo e um sinal de saúde, uma vez que a gordura que aqui se acumula não é nada benéfica para a saúde.
Conseguir uns abdominais fortes não é uma tarefa fácil, e na realidade é preciso muita força de vontade para conseguir ter um ventre escultural. Para tornar isto em realidade devemos seguir três passos que nos facilitarão muito a vida. A base para conseguir uns bons abdominais é o exercício, uma dieta adequada e a ajuda de suplementos.
O exercício deve ser a base para ter uns abdominais definidos, e como é sabido é importante mantê-los tonificados e fortes. Deve-se exercitar estes músculos três a quatro vezes por semana e os exercícios devem ser de alta intensidade. Não serve de nada matar-nos com repetições intermináveis se não concentramos toda a energia no abdómen. As rotinas devem ser alternadas com exercícios aeróbicos que permitirão a eliminação de gordura mais rapidamente e a ter uns músculos abdominais de melhor “qualidade”.
A rotina que devemos seguir tem de ter esta ordem, começar com abdominais oblíquos, abdominais inferiores e terminar com os superiores. É ideal que o exercício dure cerca de 15 minutos, e prolongar mais do que isso será contraproducente para o músculo. As rotinas devem mudar todos os meses para conseguir que o músculo cresça, pois esta mudança é a base para conseguir uns músculos bem trabalhados.
A dieta é o passo seguinte para obter uns bons abdominais. Dieta não significa comer menos, pelo contrário, devemos aumentar as nossas refeições, pois deve-se comer cinco vezes por dia, evitando que o nosso corpo passe fome, pois em caso de fome o nosso corpo irá acumular gorduras para obter alimento para os períodos de escassez.
Na nossa dieta devemos dar prioridade às proteínas, seguido pelos hidratos de carbono, e por último as gorduras, que devem ser consumidas de forma moderada e esporádica. Deve-se comer carnes brancas, como frango ou peru, atum, bacalhau… Os hidratos de carbono devem ser complexos e podem ser encontrados nos cereais integrais.
O terceiro passo é o uso de suplementos que nos ajudarão a obter uns abdominais mais definidos. Os suplementos não são milagrosos e nem funcionam da noite para o dia, simplesmente são uma ajuda ao exercício e a uma dieta adequados. Podemos usar cremes para reduzir a gordura abdominal. A L-carnitina ajuda a queimar gordura e pode ajudar em grande medida, sempre e quando juntamente com o exercício aeróbicos… Complementos existem muitos, mas devemos usá-los apenas como uma ajuda, nunca como a solução.