Quantas vezes já repetiu a si mesmo que quer ser feliz? A felicidade é o bem mais precioso do mundo, mas ninguém conhece a fórmula exata para ser feliz. É composta por pequenos momentos? É a atitude que temos perante a vida?
Como dissemos, o caminho para a felicidade não é uma ciência exata, mas há conselhos para ser feliz que nos podem ajudar a alcançá-la. Sabemos que há imensas coisas que influenciam a felicidade e que todos podemos ficar felizes com coisas diferentes, mas tentámos reunir aqui alguns conselhos para que possa alcançar a felicidade.
Tabela de Conteúdos
Aceite o que tem
Está demonstrado que as expectativas e as aspirações influenciam diretamente os níveis de felicidade.
Apesar das grandes expectativas criarem frustração se não forem alcançadas, as pessoas felizes sabem como evitar as deceções e surpresas desagradáveis. Isto acontece porque lutam por objetivos reais e contentam-se com a sorte. Em suma, são pessoas que aceitam as coisas tal como são.
Desfrute daquilo que faz
As pessoas felizes fazem o que gostam e gostam do que fazem. Esta afirmação é básica para ser feliz.
Se odeia o seu trabalho, então o melhor é mudar de profissão ou de empresa; se os seus amigos não são bons amigos então procure novas amizades.
Não se conforme com a infelicidade porque mudar as coisas está nas suas mãos. Queixar-se da “má sorte” é demasiado fácil.
Viver o dia-a-dia
Não se deixe afetar por coisas que correram mal no passado. Não só não as consegue mudar, como também vão arruinar o seu presente.
Da mesma forma, não se deixe encantar pelo futuro. Esse está por chegar e é incerto.
Viver o dia-a-dia significa valorizar, agradecer e desfrutar o dia de hoje, independentemente do que se passou ontem e do que vai acontecer amanhã.
Escolha a felicidade
O pensamento positivo é uma escolha de vida que conseguimos aprender. Há sempre muitas formas de ver o mesmo assunto ou problema. É por isso que deve escolher sempre a opção positiva porque é a que lhe vai abrir a mente para conseguir ver outras soluções.
Lembre-se da metáfora do copo meio cheio/meio vazio. Por vezes parece algo óbvio, mas nem sempre é assim. Se lhe derem a escolher entre ser feliz ou infeliz, o que escolheria? Neste caso, suponho que esta é uma questão com uma resposta clara.
Relações
As pessoas das nossas relações têm uma influência direta na nossa própria felicidade, quer sejam familiares ou amigos.
A nossa recomendação é que se rodeie de pessoas felizes porque a felicidade é como um bocejo, ou seja, é contagiosa!
Por outro lado, tente fugir das pessoas tóxicas que lhe sugam a energia e o contagiam com infelicidade. Isto é também uma escolha sua.
Mantenha-se ocupado
Está demonstrado que as pessoas com mais vida social são mais felizes: aceite convites dos amigos para sair, junte-se a um clube de caminhadas, a um grupo de leitura, etc.
A melhor forma de desfrutar da vida é em boa companhia. Uma vida social rica é gratificante e divertida.
Não se compare com os outros
A ambição e o facto de ter objetivos na vida é uma atitude saudável e torna as pessoas felizes.
No entanto, a inveja torna-nos infelizes, pelo que o melhor é evitar comparações com as outras pessoas.
Acha sempre que o jardim do seu vizinho é mais verde que o seu? Esqueça isso e concentre-se nas suas metas pessoais e olhe para os outros apenas para aprender.
Seja você mesmo
Da mesma forma que não é bom comparar-se aos outros, também é igualmente importante não se preocupar com o que os outros pensam de si.
As pessoas felizes são espontâneas, naturais e reais; dizem o que pensam e sentem e não se preocupam com as opiniões alheias. Ser você mesmo vai fazê-lo sentir-se livre e autêntico.
Não se preocupe demasiado
Está demonstrado que as pessoas felizes têm mais capacidade para relativizar os problemas e não se preocuparem demasiado.
Para além disso, deve evitar acumular preocupações; em vez disso, divida-as e dê-lhes algum tempo, um lugar e uma importância para cada uma delas. Evite que se juntem todas e se tornem impossíveis de gerir.
Pensamento positivo
Guardar emoções e maus sentimentos cria angústia psicológica e incómodos físicos. O lema das pessoas feliz é: desfaça-se das coisas negativas ou as coisas negativas acabarão consigo.
O pensamento positivo é algo que se pode sempre exercitar e mesmo aprender ao olhar para o lado bom das coisas, porque este existe sempre, por mais pequeno que seja.
Concentre-se nas coisas positivas em vez das negativas e pense que o otimismo é um mecanismo de autodefesa do nosso organismo contra a depressão.
Como vê, não é assim tão difícil conseguir ser feliz, ou será? Esperamos que estes conselhos tenham sido úteis. Agora convidamo-lo a deixar o seu comentário sobre este tema. Gostou do nosso artigo com conselhos para ser feliz? Como enfrenta os seus problemas? É uma pessoa pessimista ou otimista? Deixe-nos também os seus conselhos para ser feliz. Vamos gostar de os conhecer!