Conselhos para congelar a comida

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

congelar a comidaCongelar a comida para evitar que se estrague é uma coisa habitual na maioria dos lares. No entanto, será que sabe como deve congelar correctamente a comida?

Com a saúde e a alimentação não se brinca. Tome nota das nossas recomendações nesta matéria. Por exemplo, sabe dizer-nos o que é melhor para congelar a comida: um saco ou um recipiente? Não se preocupe se não sabe a resposta, porque de seguida vamos tirar todas as dúvidas.

 

Recipientes em bom estado

Antes de congelar a comida, devemos ter a certeza de que o congelador funciona correctamente e que conserva bem os alimentos.

Mas respondendo à questão que colocámos anteriormente, a verdade é que se pode utilizar tanto recipientes de plástico como sacos. O mais importante de tudo é que os recipientes se encontrem em perfeitas condições, sem buracos ou defeitos que possam estragar os alimentos. E com os sacos de plástico sucede exactamente o mesmo.

congelar a comida

O vidro, talvez seja melhor esquecê-lo

Outra boa opção para congelar os alimentos pode ser utilizando papel de alumínio, que podemos comprar em qualquer loja ou supermercado. Mas qual é o problema de usar recipientes em vidro? Em muitos lares também se utilizam recipientes de vidro para congelar, no entanto os especialistas não nos recomendam a utilização deste material.

O vidro não resiste bem às temperaturas do congelador e há o risco de abrir brechas. Por essa razão não é uma boa opção. Mas para além disso, congelar em recipientes de vidro não conserva da mesma forma todos os alimentos.

Quando não seguimos correctamente todos estes conselhos, pode-se formar uma camada de gelo no interior do recipiente. Porquê? Isso acontece porque os alimentos não foram embalados da forma mais correcta no vácuo. Mas por vezes também poderá ser por culpa do material com que a comida foi embalada, que não é suficientemente impermeável. Em qualquer dos casos, verifique sempre os recipientes ou as embalagens.

 

Congelar alimentos frescos e cozinhados

Também não é recomendável guardar no congelador alimentos quentes. A melhor coisa a fazer é esperar que esfriem para só depois congelá-los. E se está a pensar em congelar alimentos crus, o melhor é utilizar alimentos bem frescos, já que se irão conservar melhor e manter todos os nutrientes e propriedades. E por último, não se esqueça que não deve voltar a congelar alimentos que já foram descongelados.

 

E você, que mais conselhos nos recomenda para congelar os alimentos de forma segura?

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...