Andar com um passo firme e ter um ritmo elevado não é o mesmo que dar um passeio a caminhar, por isso, se quiser tirar o máximo proveito das suas caminhadas e que sejam um verdadeiro exercício físico e um esforço para o corpo, deve seguir estes conselhos.
Caminhar é uma da primeiras coisas que aprendemos em pequenos e constitui o meio de transporte natural do ser humano, mas não tem que ser sempre uma actividade banal, pois tendo em conta algumas pequenas coisas, podemos optimizar as caminhadas para que verdadeiramente sejam um exercício físico.
Em primeiro lugar, devemos prestar muita atenção à nossa postura, pois as costas devem de estar direitas, com os ombros levemente para trás e o queixo paralelo ao chão. Ao mesmo tempo, a barriga deve estar contraída de forma a ajudar-nos a manter a postura, trabalhando os músculos da zona abdominal que depois nos irá beneficiar noutras tarefas quotidianas.
Por outro lado, não devemos mover unicamente as pernas, mas também acompanhar o ritmo dos passos com os braços, de trás para a frente, de forma a queimar mais calorias.
Deve-se também ter em conta a nossa frequência cardíaca para conhecer a intensidade a que trabalhar e assim, saber o esforço a fazer ao caminhar, podendo assim elevar o ritmo cardíaco sem perigo.
Também podemos alternar a intensidade da caminhada com pequenos passos que nos exijam um movimento mais rápido, caminhando por colinas que nos obriguem a subir elevações, ou levando uns pequenos pesos nas mãos para juntar mais alguma intensidade ao movimento dos braços.
Claro que se procura transformar a caminhada num verdadeiro exercício, não pode deixar de fazer exercícios de aquecimento prévios, e no final caminhar um pouco mais calmamente, terminando com alongamentos.
Não se esqueça da hidratação durante as suas caminhadas. Coloque estes conselhos em prática e verá que consegue caminhar de uma forma mais eficiente, tornando as suas caminhadas num verdadeiro e exigente exercício.
Caminhe para ter uma vida mais saudável, pela sua rica saúde.
Carla
Setembro 13, 2017O que você acha das caminhadas em jejum? Funciona para emagrecer?
Paulo Rosa
Setembro 14, 2017Uma boa questão.
Os defensores do exercício aeróbico em jejum afirmam que quando o corpo está em jejum, existe uma circulação de sangue maior na região abdominal, o que permite maior transporte de catecolaminas para esta região, ajudando a queimar gordura desta área. Mas isso não é cientificamente comprovado.
Já na opinião das pessoas que são contra, o exercício físico em jejum queima a musculatura magra porque o corpo não possui mais glicose como energia, e assim ele irá utilizar massa muscular magra que é muito mais disponível do que a gordura.
Esta teoria pode ser explicada cientificamente. Observando o coristol que tem níveis altos pela manhã, e se você não se alimentar, ele continuará elevado durante todo o dia. O cortisol faz com que haja perda da massa muscular e isso irá acontecer durante todo o tempo que ele permanecer acima dos níveis ideais.
É importante compreender que a queima de gordura é um processo lento e com duração de vários dias para obtenção de um resultado, impossível ser definido em poucas horas. Se a sua ingestão de carboidratos diária é menor do que a gasta durante os exercícios, neste momento existe queima de gordura.