Durante os últimos dias do ano e aproveitando esta época de encontros e de celebrações, a maioria de nós comete alguns excessos. O consumo de álcool é naturalmente um deles. Com efeito, sabe-se que apenas durante a noite de passagem de ano as intoxicações etílicas podem aumentar até 300%.
Sem chegar a este extremo, quando se bebe alguns copos a mais pode-se sofrer algumas consequências como dores de cabeça, náuseas, vómitos ou dores de estômago, ou seja o que todos conhecem como ressaca. De seguida vamos conhecer alguns conselhos para curar a ressaca.
Tabela de Conteúdos
Resgatando o fígado
Em dias de ressaca, o primeiro órgão que precisa de ajuda é o fígado. Alguns alimentos acentuam a sua função depurativa e favorecem a sua recuperação depois de uma noite de excessos, como os vegetais verdes com um ligeiro sabor amargo (alcachofas, endívias, escarolas, etc.). O importante é que os alimentos sejam pouco exigentes com o fígado e a vesícula, os órgãos encarregados de digerir as gorduras. A fruta fresca é também recomendada.
Evitar gorduras e refeições fartas
Como as gorduras e as refeições fartas fazem trabalhar mais estes órgãos, recomenda-se que não se consuma fritos, guisados, estufados e assados muito temperados. São melhores os alimentos cozinhados ao vapor e grelhados. Também se recomendam os caldos resultantes da cozedura das verduras mais indicadas para a nutrição hepática, as de folha verde, que se podem comer entre as refeições como sendo um remédio, tal como os caldos liquefeitos depurativos feitos à base de hortaliças ou misturados com frutas.
Pequeno-almoço, almoço e jantar
O pequeno-almoço deve ser leve e sem produtos excitantes. Por outro lado, as refeições devem ser compostas por cereais misturados com verduras de folha verde. Por último, juntar também à dieta as vitaminas B1, B6, B12 e vitamina C podem ajudar a atenuar os desagradáveis sintomas e a curar a ressaca.