Os casos de gripes e resfriados aumentam especialmente durante a época de outono e inverno. Isso deve-se não só às baixas temperaturas a que estamos expostos, como também ao ar seco e ao uso de aquecimento que seca o ambiente. Um dos sintomas mais característicos é precisamente a dor de garganta que pode dar origem a infeções com inflamação, vermelhidão e até mesmo pus.
Hoje queremos alertar para a importância de cuidar diariamente da nossa garganta para prevenir este problema e não apenas quando já estamos a precisar urgentemente de cuidados de saúde.
É por isso que de seguida vamos apresentar uma seleção com 6 conselhos naturais para cuidar diariamente as sua garganta.
Tabela de Conteúdos
Uma alimentação saudável
Os alimentos que consumimos diariamente influenciam em maior ou menor grau a saúde da nossa garganta. Uma dieta pouco equilibrada pode dar origem a deficiências alimentares que aumentam a nossa vulnerabilidade perante as doenças. Para melhorar a capacidade defensiva deveremos aumentar o consumo de alimentos naturais e frescos: frutas, verduras e hortaliças da época, e sobretudo de citrinos como as laranjas e os limões ou outras opções como mirtilos, ananás, alho, cebola ou brócolos.
Produtos naturais das abelhas
O própolis tem origem nas abelhas. Trata-se de um produto que actua como antibiótico completamente livre de efeitos secundários e com um amplo leque de ações: antigripal, anti-inflamatório, anestésico e protetor das cordas vocais e da garganta.
Outro dos excelentes produtos naturais procedentes das abelhas é o mel, um produto naturalmente rico em vitaminas e oligoelementos, mas que é também antioxidante, antiviral, antimicrobiano e antibacteriano.
Evitar certos alimentos e bebidas
Entre os alimentos que devemos evitar estão os produtos refinados como as farinhas, os alimentos ricos em açúcar ou o leite de vaca. Este último é especialmente difícil de digerir, e pode provocar um número elevado de problemas no nosso organismo; por isso, a melhor alternativa é substitui-lo por leites vegetais, como como por exemplo leite de soja, de amêndoas ou de arroz
Evitar comer alimentos com temperaturas extremas
Tanto o frio como o calor excessivo nos alimentos e nas bebidas são fatores perigosos para manter a saúde da nossa garganta. Sendo assim, não se deve comer coisas nem muito frias, nem demasiado quentes. Embora durante o verão nos apeteça muito um refresco bem fresquinho, deveremos fazer um esforço para o manter um pouco dentro da boca para aumentar um pouco a sua temperatura antes de o ingerir. Tudo tem remédio!
O tabaco é absolutamente proibido
Evidentemente que o tabaco é um grande inimigo da nossa saúde, mas especialmente para a garganta, a traqueia, a laringe e o esófago. Para além disso, aumenta as probabilidades de vir a padecer de doenças respiratórias e de garganta, podendo mesmo provocar cancro.
Tudo isso são motivos para evitar o tabaco. E até mesmo só o fato de sermos fumadores passivos é mau, pelo que deve evitar também o fumo das pessoas à sua volta.
Resguarde-se do frio
Por último, e especialmente quando estamos em pleno inverno ou outono, tal como referimos no inicio deste artigo, é de vital importância resguardar a nossa garganta do frio e das inclemências próprias do tempo nesta época do ano. Por isso é fundamental andarmos bem agasalhados. Com efeito, embora já não estejamos nos meses mais frios do ano, é conveniente ainda assim cobrir a nossa garganta com algum cachecol ou lenço.
Esperamos que estes conselhos para cuidar da garganta sejam úteis para que se possa precaver contra qualquer eventualidade. Deixe-nos o seu comentário. Costuma ter dor de garganta? Tem um trabalho que requer um esforço da sua voz?