O que é o fermentado de papaia? A papaia fresca é fonte de água, diversos minerais e vitaminas como a vitamina A, E e C. A sua fermentação permite obter uma formulação bem mais rica e com efeitos marcados na saúde.
O fermentado de papaia não é mais do que o próprio nome indica: papaia fermentada. A fermentação dá-se através de um processo tradicional oriundo da Tailândia que é nos dias de hoje imitado e efetuado de forma mais tecnológica. Trata-se de um longo processo de fermentação, que demora de oito a dez meses. O seu fabrico não possui qualquer tipo de químicos nem conservantes e as papaias utilizadas são por norma, de agricultura biológica. Vende-se na forma de pó.
Tabela de Conteúdos
Quais os efeitos do fermentado de papaia?
Luc Montagnier, prémio Nobel da Medicina de 2008, recomenda os fermentado de papaia pelas suas extraordinárias capacidades. Já utilizou este suplemento em pacientes com HIV e em 2010 participou na publicação de um artigo que corrobora os benefícios desta suplementação.
Este preparado possui características antioxidantes e imunoestimulantes, sendo que indiretamente apresenta também efeitos antienvelhecimento e anti-inflamatórios. Os seus oligossacarídeos ajudam a estimular o sistema antioxidante, evitando a propagação excessiva de radicais livres e os betaglucanos estimulam as defesas naturais do sistema imunitário.
Estudos em doenças crónicas e degenerativas como talassemia, cirrose, diabetes ou mesmo estudos sobre o próprio processo de envelhecimento mostram que, com a suplementação de fermentado de papaia, há modulação imunológica, hematológica, inflamatória, vascular e oxidativa. Há também proteção dos neurónios, o que foi demonstrado in vitro.
O efeito de prevenção de uma série de doenças (cardiovasculares, neurodegenerativas,…) é notório pela capacidade antioxidante e imunoestimulante do fermentado de papaia.
Em que situações se justifica a toma deste suplemento?
-
Se está sob elevado nível de stress, se fuma ou convive em ambientes muito poluídos;
-
Se possui alguma patologia que beneficia do efeito antioxidante, por exemplo: cataratas, carcinomas, complicações cardiovasculares, diabetes, artrite reumatóide, hepatite, asma, bronquite, doença de Alzheimer, doença de Parkinson;
-
Se pretende prevenir infeções, constipações;
-
Se anda demasiado cansado ou pretende simplesmente um efeito antiaging.
Dosagens e efeitos adversos
A forma mais comum de utilização é 1 a 3 vezes por dia durante 30 dias. O fermentado de papaia é vendido na forma de pó que se pode colocar diretamente na língua. Duas ou três vezes por ano o tratamento pode ser repetido como forma de reforço imunitário e antioxidante. O facto de ter estas duas características é que torna este suplemento duplamente antiaging.
Não existem efeitos adversos documentados e os estudos referem ausência de toxicidade.