Rica Saude

Conheça alguns alimentos que podem causar dor de cabeça

alimentos que podem causar dor de cabeça
Uma elevada percentagem da população afirma sofrer de dores de cabeça com alguma frequência. Uma vez que muitos são os factores que poderão potenciar esta situação, nem sempre é possível determinar com certeza as verdadeiras causas da mesma. No entanto, em situações em que a causa seja desconhecida, vale a pena adotar um conjunto de medidas de carácter alimentar que poderão, muito possivelmente, ajudar a combater dores de cabeça e a prevenir o seu aparecimento e desenvolvimento. Se costuma sofrer de dores de cabeça, então aconselha-se que comece por diminuir o consumo do grupo de alimentos que será de seguida apresentado.

Cafeína

Esta representa uma substância que, quando ingerida em excesso, poderá dar origem a dores de cabeça. Bebidas como o café, refrigerantes, chás pretos e energéticos deverão, por isso, ser evitados ao máximo. No entanto, se consumidos com moderação, não deverão causar quaisquer tipos de problemas.

Bebidas alcoólicas

Vinha e cerveja são apenas dois exemplos de bebidas alcoólicas que, por apresentarem na sua composição substâncias como a histamina e a tiramina, poderão desencadear cenários de dor de cabeça. Todo o tipo de álcool tem a capacidade de provocar efeitos muito semelhantes a este, por isso o recomendado é que coloque totalmente de parte o consumo de álcool.

Lípidos

Ricos em proteínas alergénicas, os lípidos podem causar intensas dores de cabeça, entre muitos outros problemas de saúde, pelo que, o seu consumo deverá ser reduzido ao máximo. Neste grupo encontram-se alimentos como as carnes gordas, manteigas, queijos, frituras, doces e embutidos. Se consome estes alimentos com muita regularidade, então é bem possível que os mesmos representem os principais responsáveis pelas suas dores de cabeça.

Nitratos

Presentes em salsichas, salames, presuntos e chouriços, os nitratos frequentemente causam desequilíbrios hormonais, dando assim origem até mesmo a enxaquecas fortíssimas. Na verdade, absolutamente nada de saudável pode ser retirado de alimentos como estes, uma vez que representam verdadeiros venenos para o corpo humano, e são dos principais responsáveis pelo aparecimento de doenças gravíssimas, como é o caso do cancro. Para evitar enxaquecas e problemas ainda mais graves, o aconselhado é que coloque totalmente de parte alimentos que representem fortes fontes de nitrado. Desta forma, estará a diminuir drasticamente as probabilidades de se vir a deparar com problemas que afetem negativamente o seu bem-estar.
Ao seguir estas simples dicas conseguirá, muito facilmente, experienciar uma melhoria significativa na sua qualidade de vida. Não só conseguirá prevenir dores de cabeça, como também terá a oportunidade de se manter em excelente estado de saúde.
Exit mobile version