Tabela de Conteúdos
Pulmões mais eficientes e limpos
As caminhadas regulares ajudam a aumentar a capacidade das trocas gasosas dos pulmões com o exterior, o que ajuda a oxigenar mais o sangue, e ainda, a limpar as vias nasais e os sacos alveolares.
Melhora a circulação
Estudos mostram que uma caminhada de cerca de 40 minutos consegue diminuir a pressão arterial nas 24 horas após o fim do treino. Isto porque o aumento do fluxo sanguíneo durante a caminhada ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, que consequentemente reduz a pressão arterial. Além disso, o aumento da circulação do sangue facilita a irrigação dos tecidos mais periféricos e tonifica o músculo cardíaco.
Combater a depressão
Qualquer atividade física, caminhada incluída, provoca no organismo a libertação de endorfina, hormona responsável por sensações de relaxamento e alegria. E como sempre que caminha sente-se melhor, você irá sentir mais força e vontade para continuar a caminhar, o que irá ajudar a combater quadros depressivos.
Ajuda a controlar o apetite
De acordo com um estudo, caminhar pode ajudar a reduzir o hábito de comer doces. Além disso, como o stress é uma das principais razões para a ingestão exagerada de chocolates e outros doces, os efeitos relaxantes da caminhada ajudam a controlar esses apetites.
Aumento da sensação de bem-estar
A caminhada, especialmente em áreas agradáveis, como parques, zonas junto ao rio ou mar, ou mesmo na natureza, ajudam bastante a aumentar a auto estima e o bem-estar, com grandes benefícios para a saúde mental.
Controlo de peso
A maioria das pessoas que começou a caminhar como atividade física fê-lo com o intuito de perder peso. E na realidade, se mantiver ou reduzir a sua ingestão calórica habitual, e começar a gastar mais que o normal devido às caminhadas, é natural e matemático que o corpo irá perder massa gorda e peso. Além disso, a caminhada ajuda ainda a elevar o metabolismo durante o dia, o que facilita o gasto das calorias.
Combate a osteoporose
A caminhada leve é um desporto de baixo impacto, o que o torna especialmente útil para pessoas com alguns problemas articulares e ósseos. Além disso, mesmo o impacto dos pés no solo pode ter um efeito bastante interessante para os ossos, provocando vários estímulos que irão facilitar a absorção do cálcio. E ossos ricos em cálcio são mais resistentes, e assim, menos propensos a sofrerem de osteoporose.
Diabetes
Durante a prática da caminhada e devido ao aumento do fluxo sanguíneo, o pâncreas aumenta a produção de insulina, substância responsável pela absorção da glicose por parte das células.
Melhora a saúde do cérebro
De acordo com vários estudos, caminhar com frequência ajuda a retardar o envelhecimento e a melhorar a saúde do sistema nervoso. Na realidade, os estímulos recebidos durante a caminhada aumentam a velocidade com o que cérebro responde a esses estímulos, melhorando ainda a coordenação.
Melhora a saúde cardiovascular
Como referimos mais em cima, a caminhada ajuda a reduzir a pressão arterial, o que resulta na prevenção de episódios do foro cardíaco e vascular, como infartos e derrames. Além disso, a caminhada ajuda a regular os níveis de colesterol.
Reduz a sonolência
A caminhada estimula o organismo a libertar substâncias estimulantes, cujo efeito prolonga-se após o exercício, deixando o corpo mais desperto nas horas seguintes. E como o organismo gasta uma quantidade importante de energia durante esse treino, quando chega a hora de se deitar, as pessoas adormecem mais rapidamente e têm um sono com melhor qualidade.