viver mais saudável

Como viver mais saudável com facilidade?

viver mais saudávelOs hábitos saudáveis ajudam-nos a viver mais e melhor e não teremos que nos preocupar tanto com a nossa saúde.
É claro que cada vez mais as pessoas estão preocupadas com a nossa saúde, ou seja, temos interesse em levar uma vida mais saudável, ter hábitos saudáveis para que possamos viver muito mais e ficar em forma, além de sermos essenciais para cuidar do nosso corpo. Hoje existem muitos truques para ser mais saudável, desde uma boa alimentação até exercícios e muito mais.
Porém, há momentos em que por falta de tempo ou simplesmente por preguiça nem sempre os realizamos. Lembre-se que devemos tentar ser o mais saudáveis possível, é fundamental levar uma vida plena e gozar de boa saúde e boa forma. Como fazemos? Não pense que é muito complicado, na verdade na lista que vamos explicar algumas das dicas são muito simples e se você as fizer corretamente notará imediatamente todas as mudanças. Quer ter uma vida mais saudável? Então o encorajamos a anotar todas as dicas que lhe damos ao longo deste artigo.

O exercício é fundamental

Como sabemos, para ter uma vida mais saudável um dos pontos principais é fazer exercício. A atividade física é sempre uma boa aliada, por isso recomendamos que sempre realize uma atividade de que goste. Dizemos isso porque a motivação também faz parte de tudo. Em muitas ocasiões, embora tenhamos consciência de que temos que realizar atividades desse tipo, acabamos abandonando-as. Não significa que se seja preguiçoso ou simplesmente não esteja interessado em melhorar os seus hábitos, talvez seja apenas porque não encontrou a actividade que o motiva e garantimos que fazer exercício de que gosta será muito mais positivo do que fazer algo que não atrai sua atenção.
O truque não é apenas a motivação, você deve ver qualquer atividade que escolher como uma boa oportunidade de aprendizado. As pessoas se movem por instinto e, se há algo de que gostamos, estamos muito mais predispostos a aprender. Qual seria sua atividade perfeita? Ooga? Corrida? Boxe? Seja o que for, faça com prazer e mantenha o corpo em forma.

Fique longe do estilo de vida sedentário

Muitos de nós devido ao trabalho passamos longas horas sentados. Logicamente, você tem que fazer seu trabalho, mas deve saber que ficar sentado por muito tempo não é exatamente benéfico. Para melhorar essa situação, o que podemos fazer é caminhar rápido por 5 minutos a cada hora que estivermos sentados no escritório ou em qualquer outro lugar. Se fizermos um cálculo matemático expresso, o normal é trabalharmos 8 horas por dia. Se multiplicarmos este tempo pelos minutos que teremos levantado para esticar um pouco as pernas, no total estaremos caminhando 40 minutos por dia. É um tempo bastante aceitável considerando que o que as autoridades recomendam é cerca de 150 minutos. Portanto, não hesite e levante-se da cadeira sempre que puder.

Como devem ser as refeições?

Na dieta da maioria das pessoas tendemos a encontrar uma grande quantidade de carboidratos acumulados, depois uma boa porção de proteínas e, finalmente, se houver espaço, haverá alguns vegetais. Sem dúvida é a sequência que mais se realiza, porém, segundo os especialistas, o ideal é que façamos a sequência ao contrário. Isso significa que quando formos encher nosso prato com comida, metade dela deve ser destinada a vegetais e a outra metade, vamos dividi-la em duas partes para incluir alimentos proteicos e outros. Da mesma forma, os carboidratos complexos são melhores do que os refinados. Portanto, um produto perfeito e mais saudável seria o arroz integral, por exemplo.
Se seguirmos estas indicações asseguramo-nos de que ingeriremos a quantidade de vegetais recomendada, sendo o habitual duas meias chávenas por dia. A ingestão de vegetais é muito benéfica para a saúde, pois aumentaremos a ingestão de fibras e, principalmente, a quantidade de água que irá para o nosso corpo, já que os vegetais são bastante ricos nesse líquido.

Alimentos saudáveis ou não saudáveis

Em muitas ocasiões, tendemos a cometer o erro de chamar os alimentos de maus ou bons. Na verdade, se pararmos para pensar um pouco, nenhum produto é ruim ou bom em si mesmo, pelo contrário, eles são um pouco mais saudáveis ou menos. Se chamarmos assim os alimentos, já estaremos a fazer um julgamento sobre eles e, se um dia nos enchermos de comidas ruins, podemos nos sentir mal.
Para que nada disso aconteça, procure sempre chamá-los de saudáveis ou não saudáveis e com certeza você vai melhorar seu ponto de vista sobre eles e poderá fazer uma alimentação muito mais equilibrada.

Durma mais progressivamente

Sem dúvida que as horas de sono devem ser sagradas para todos nós. Dormir o suficiente é um factor essencial para uma vida mais saudável. No entanto, nem sempre descansamos as horas de que precisamos, especialmente à medida que envelhecemos. Desta forma, quando nos sentimos muito cansados, vamos para a cama muito mais cedo do que estamos habituados e um ou dois dias esporadicamente podemos dormir até 3 horas a mais que o normal. Este é um grande erro. Você não está realmente fazendo o corpo descansar bem, você está simplesmente a enganá-lo. Para sermos mais saudáveis e levarmos uma vida plena neste sentido, devemos tentar dormir mais aos poucos. Conseguiremos isso se, diariamente, aumentarmos o nosso tempo de sono em 5 minutos. Após um determinado período de tempo, você poderá ter horas de sono adequadas, sendo o recomendado entre 7 e 9 horas por dia para pessoas que estão na idade adulta.

Beber água

É claro que a água é uma das substâncias mais fundamentais para a vida, sem ela pouco poderíamos fazer.
Lembre-se que os especialistas recomendam que bebamos entre 1,5 e 2 litros de água por dia, mas além de tudo isso também é conveniente que bebamos um copo de água antes das refeições.
Por que fazer isso? Muito simples. Beber um copo d’água antes das refeições nos impede de comer demais. Embora a água seja uma substância muito benéfica, não podemos esquecer que ela incha um pouco nosso estômago, então, assim que começarmos a comer, notaremos uma pequena sensação de saciedade em nosso estômago.
Por isso, para ter uma vida mais saudável, não pode faltar água em momento algum.

Mastigue bem a comida

Por causa da correria ou porque estamos com muita fome, muitas vezes engolimos os alimentos a correr e mal mastigados. Essa prática está se tornando cada vez mais comum entre as pessoas, mas não é recomendada se quisermos ser mais saudáveis. Por que dizemos isso? Porque comer a toda velocidade prejudica nosso estômago, já que os alimentos não serão bem ingeridos.
Para além disso, teremos uma sensação de inchaço desde o primeiro minuto em que comemos. Para melhorar esse hábito, o ideal é mastigar calmamente. Não importa se você tem pedaços pequenos ou maiores, a questão é amassar o alimento o máximo possível, entre outras coisas porque assim também garantiremos que não recebamos uma quantidade extra de ar no estômago e possamos saborear muito mais a comida.
Não ter pressa para comer, é algo necessário e que devemos fazer com calma.

Não se prive

Quando lhe dizemos para não se privar, não estamos nos referindo a se empanturrar de comida e esquecer tudo o resto. É muito mais simples do que tudo isso. Normalmente, quando acabamos de nos servirmos, geralmente guardamos o que sobrou. Por vezes, ter comida à vista pode nos dar vontade de comê-la. Isso pode ser simplesmente gula e é uma sensação bastante comum.
Você também não precisa deitar fora os restos de comida, eles podem ser usados para outra ocasião. Nesse sentido, sempre que tiver fome, não hesite em colocar um alimento na boca, mas se for saudável, é muito melhor, claro.
É melhor se encher nos momentos certos do que não comer uma quantidade exorbitante de comida mais tarde, simplesmente porque você se privou em outras ocasiões, quando seu estômago estava roncando alto. Coma quando precisar, saltar refeições não é benéfico.

Divida o seu grande objetivo

Finalmente, temos de falar com você sobre os objetivos a que nos propusemos para ser mais saudáveis. Normalmente estabelecemos metas e tentamos alcançá-las aos poucos, mas uma vez que as alcançamos, passamos para outra imediatamente. Mas isso é um erro! A maneira ideal de atingir nosso objetivo é alcançá-lo, mas de forma progressiva. Ou seja, se, por exemplo, você janta uma sandes todas as noites e quer diminuir o consumo de pão branco à noite, o melhor a fazer é diminuir aos poucos o seu consumo. Coma a sandes inteira primeiro, depois simplesmente use o pão como complemento da refeição e assim por diante, até conseguir evitar comê-lo ou consumi-lo o mínimo possível. Não adianta eliminar essa sandes de vez da sua dieta. Você conseguirá fazer isso um ou dois dias, mas certamente que no terceiro você sentirá a falta dessa alimento.
Aplicando estas dicas você verá que sua vida é mais saudável e que você se sente muito melhor ao longo do dia. Aos poucos, sua vida será muito mais saudável do que você pode imaginar.
2

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.