Neste artigo veremos as causas das fobias, que são medos irracionais que podem conduzir a problemas de conduta ou a limitações no estilo de vida, e como se podem superar.
Tabela de Conteúdos
O que são as fobias?
As fobias são um problema de saúde emocional que podem produzir limitações no dia a dia segundo o tipo que sejam e consoante quem as sofra. Assim como também podem gerar problemas de conduta nas pessoas quando se vêm perante o que lhes desperta a reacção fóbica. Podem aparecer de repente após uma situação traumática e em qualquer idade ou já vir desde a infância.
As fobias caracterizam-se por serem medos irracionais perante algo. Por exemplo, o medo de lugares fechados (claustrofobia) ou a fobia de voar (aerofobia). Podem causar uma reacção incontrolada, como cair por uma escada a fugir de uma pequena aranha por se sofrer de aracnofobia.
Como afectam as fobias?
As fobias limitam não apenas segundo a sua natureza, mas dependendo de quem sofre, já que para algumas pessoas determinados medos irracionais não afectam muito a sua vida.
Por exemplo, não é o mesmo, após sofrer um acidente de trânsito, sofrer uma fobia de conduzir (amaxofobia) para um condutor de camião, que para um reformado. Em alguns casos estes medos produzem a problemas de conduta que também podem afectar as relações pessoais.
Problemas de conduta devido às fobias
Os problemas de conduta derivados de fobias normalmente devem-se às reacções que podem ter os fóbicos mas também existe um tipo de medo irracional chamado fobia social, que pode levar por si mesmo a um problema de conduta.
Gera atitudes anti-sociais como evitar o contacto com desconhecidos, timidez exacerbada, impossibilidade de participar em situações sociais normais, etc. O medo de ser humilhado, de se achar ridículo ou mesmo sentir-se maltratado em público, o que pode levar em casos muito graves ao isolamento e a evitar os contactos sociais.
Tratamentos naturais para as fobias
Algumas terapias alternativas contam com remédios que podem complementar os tratamentos para as fobias:
- Homeopatia: Um dos remédios é o Argentum nitricum para um sem fim de medos irracionais ou o Phosphorus, um pouco mais específico. Embora a homeopatia para ser mais eficaz normalmente dirige os tratamentos em função do paciente e não da doença.
- Flores de Bach: Tal como a homeopatia aplica-se depois de analisar o paciente. Conta com vários remédios florais muito úteis para os fóbicos.
- Acupunctura: A alguns pacientes com problemas de fobias tem sido uma grande ajuda para manter controladas a ansiedade e algumas somatizações causadas pelos medos.
- Hipnose: Em alguns casos tem tido bons resultados em poucas sessões levando o paciente ao momento em que houve o acontecimento que produziu a fobia e libertando catárticamente a pessoa.
Tratamentos psicológicos para as fobias
As terapias psicológicas são as que de uma forma geral dão melhores resultados para superar as fobias. Vejamos algumas:
- Terapia de exposição: É o tratamento mais usado para combater estes medos. Consiste em expor o paciente gradualmente (sem chegar à ansiedade) ao que teme até que este se vá tornando menos sensível ao medo.
- Terapia cognitiva: Consiste em dar bastantes informações sobre o que se teme, baseando-se no facto de que o medo também tem uma percentagem de desconhecimento. É eficaz especialmente para a fobia de voar. Conhecer como funciona um avião, como é seguro viajar por este meio e um pouco de terapia de exposição dá bons resultados.
- PNL: A PNL está em grande crescimento nos últimos anos como meio para superar as fobias com muito bons resultados.
O nosso conselho
Para saber mais sobre as terapias continue a seguir-nos e pesquise aqui pois encontrará muita informação sobre todo o tipo de problemas de saúde. Não faça uso de nenhuma delas sem o acompanhamento de profissionais e assegure-se de que nesse caso a sua rica saúde também está em boas mãos.