Como ultrapassar as fobias

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

fobiaNeste artigo veremos as causas das fobias, que são medos irracionais que podem conduzir a problemas de conduta ou a limitações no estilo de vida, e como se podem superar.

 

O que são as fobias?

As fobias são um problema de saúde emocional que podem produzir limitações no dia a dia segundo o tipo que sejam e consoante quem as sofra. Assim como também podem gerar problemas de conduta nas pessoas quando se vêm perante o que lhes desperta a reacção fóbica. Podem aparecer de repente após uma situação traumática e em qualquer idade ou já vir desde a infância.

As fobias caracterizam-se por serem medos irracionais perante algo. Por exemplo, o medo de lugares fechados (claustrofobia) ou a fobia de voar (aerofobia). Podem causar uma reacção incontrolada, como cair por uma escada a fugir de uma pequena aranha por se sofrer de aracnofobia.

 

Como afectam as fobias?

As fobias limitam não apenas segundo a sua natureza, mas dependendo de quem sofre, já que para algumas pessoas determinados medos irracionais não afectam muito a sua vida.

Por exemplo, não é o mesmo, após sofrer um acidente de trânsito, sofrer uma fobia de conduzir (amaxofobia) para um condutor de camião, que para um reformado. Em alguns casos estes medos produzem a problemas de conduta que também podem afectar as relações pessoais.

 

Problemas de conduta devido às fobias

Os problemas de conduta derivados de fobias normalmente devem-se às reacções que podem ter os fóbicos mas também existe um tipo de medo irracional chamado fobia social, que pode levar por si mesmo a um problema de conduta.

Gera atitudes anti-sociais como evitar o contacto com desconhecidos, timidez exacerbada, impossibilidade de participar em situações sociais normais, etc. O medo de ser humilhado, de se achar ridículo ou mesmo sentir-se maltratado em público, o que pode levar em casos muito graves ao isolamento e a evitar os contactos sociais.

fobias

Tratamentos naturais para as fobias

Algumas terapias alternativas contam com remédios que podem complementar os tratamentos para as fobias:

  • Homeopatia: Um dos remédios é o Argentum nitricum para um sem fim de medos irracionais ou o Phosphorus, um pouco mais específico. Embora a homeopatia para ser mais eficaz normalmente dirige os tratamentos em função do paciente e não da doença.
  • Flores de Bach: Tal como a homeopatia aplica-se depois de analisar o paciente. Conta com vários remédios florais muito úteis para os fóbicos.
  • Acupunctura: A alguns pacientes com problemas de fobias tem sido uma grande ajuda para manter controladas a ansiedade e algumas somatizações causadas pelos medos.
  • Hipnose: Em alguns casos tem tido bons resultados em poucas sessões levando o paciente ao momento em que houve o acontecimento que produziu a fobia e libertando catárticamente a pessoa.

 

Tratamentos psicológicos para as fobias

As terapias psicológicas são as que de uma forma geral dão melhores resultados para superar as fobias. Vejamos algumas:

  • Terapia de exposição: É o tratamento mais usado para combater estes medos. Consiste em expor o paciente gradualmente (sem chegar à ansiedade) ao que teme até que este se vá tornando menos sensível ao medo.
  • Terapia cognitiva: Consiste em dar bastantes informações sobre o que se teme, baseando-se no facto de que o medo também tem uma percentagem de desconhecimento. É eficaz especialmente para a fobia de voar. Conhecer como funciona um avião, como é seguro viajar por este meio e um pouco de terapia de exposição dá bons resultados.
  • PNL: A PNL está em grande crescimento nos últimos anos como meio para superar as fobias com muito bons resultados.

 

O nosso conselho

Para saber mais sobre as terapias continue a seguir-nos e pesquise aqui pois encontrará muita informação sobre todo o tipo de problemas de saúde. Não faça uso de nenhuma delas sem o acompanhamento de profissionais e assegure-se de que nesse caso a sua rica saúde também está em boas mãos.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...