O mau hálito pode ser um problema tanto para si e para a forma como você se sente, como para as pessoas que interagem consigo. Muitas vezes, nem sabemos que temos mau hálito, até alguém nos dizer, o que é no mínimo confrangedor.
Existem diversas causas para o mau hálito, começando desde logo pela má higiene oral, pela acumulação de bactérias na boca, por alimentos com odor forte como as cebolas, alho ou mesmo peixe, o tabaco e ainda problemas de estômago.
Contudo, naturalmente, existem algumas coisas que você pode fazer para combater o mau hálito e passar a ter um hálito fresco todo o dia.
Como ter bom hálito
Ter bom hálito requer não só uma boa higiene dentária, mas também alguns cuidados adicionais.
Vejamos abaixo algumas dicas sobre como ter bom hálito:
- Lave os dentes… e a língua – Quando lavar os seus dentes, pelo menos duas vezes por dia, tenha o cuidado de lavar também a língua, especialmente a parte de trás da mesma, onde a acumulação de bactérias é maior.
- Use o fio dental – O fio dental permite remover partículas de comida, bem como placa, uma camada de bactérias que se forma em volta dos dentes.
- Elixir – Um elixir antimicrobiano pode ajudar-lhe a eliminar as bactérias mais resistentes no interior da sua boca, que causam persistentemente o mau hálito.
- Beba muita água – A boca seca pode resultar em mau hálito. Portanto, beba bastante água durante o dia, para manter um hálito fresco.
- Olhe pelo estômago – Se costuma ter problemas de azia, que causam mau hálito, quando arrota, pondere tomar antiácidos, de modos a melhorar o hálito nessas situações.
- Pastilha elástica – Recorrer à pastilha elástica (sem açúcar) é uma boa forma de combater o mau hálito resultando da boca seca. A pastilha elástica promove a produção de saliva o que, por sua vez, combate as bactérias na boca.
- Visite o dentista – De seis em seis meses visite o seu dentista, não só para ver o estado dos seus dentes e gengivas, mas também para a limpeza pontual dos dentes e remoção de qualquer eventual placa bacteriana.