Para muitas pessoas, uma simples picada destes insectos pode ser um perigo serio para a saúde. O problema é que muitas pessoas não fazem a mínima ideia que são alérgicas ao veneno das abelhas ou das vespas.
Quer saber se é alérgico às picadas destes insectos? Hoje em Rica Saúde vamos ver como são as alergias às picadas de abelhas ou vespas.
Quando nos devemos preocupar?
A nível mundial, calcula-se que mais de 2% da população tem algum tipo de reacção sistemática ou generalizada à picada destes insectos. Embora as probabilidades de ser alérgico ao seu veneno sejam muito baixas, os riscos e as consequências são em contrapartida altos.
Para algumas pessoas, a picada de uma abelha ou vespa pode ser um verdadeiro risco para a saúde. Com efeito, a reacção mais perigosa é o choque anafiláctico que pode até mesmo causar a morte, no pior dos casos.
Embora existam diferentes níveis de alergia, em função da gravidade e do tipo de reacção no sistema respiratório e circulatório. Mas como podemos saber se temos que nos preocupar em relação há picadas dos himenópteros (abelhas e vespas)?
Se após ter sido picado a zona afectada tem mais de 10 centímetros de diâmetro, isso poderá ser um claro indício de que é alérgico ao veneno destes insectos. Por essa razão deverá actuar rapidamente e recorrer ao apoio médico o mais rápido possível.
Já passaram mais do que 24 horas desde que foi picado e a reacção ainda persiste? Este é outro indício claro de que é alérgico, pelo que não deve esperar nem mais um segundo para recorrer às urgências.
Tratamentos preventivos
Como sempre acontece na medicina, a prevenção é a melhor solução. Por exemplo, sabia que existem tratamentos preventivos para combater esta alergia?
Trata-se de um tratamento que dura entre 3 e 5 anos, e que é muito eficaz, chamado de imunoterapia específica. Consulte um especialista que o poderá informar melhor sobre este tipo de tratamento.
Teresa
Novembro 8, 2017Numa vasta despitagem de alergias , refere-se a existência de anti-corpos ao veneno de vespa/abelha, embora não haja historial nenhum de ter sofrido picadas nem recentes nem no passado. Médicos estão confusos. Como pode tal acontecer e que pode significar?
Paulo Rosa
Novembro 8, 2017Não poderá ter sido picada há muitos anos e já não se lembrar?
Silvia
Maio 3, 2017Estou gravida e fui picada por uma abelha .Meu esposo tirou o ferrao coloquei álcool mas ainda estou sentindo como se tivesse o ferrão, pode afetar o bebe ?
Paulo Rosa
Maio 3, 2017Você poderá ter alergia ao veneno da abelha. Em principio não afectará o bebé, mas será sempre boa ideia consultar o seu médico ou obstetra.
Jocelia santos
Janeiro 19, 2017Estou preocupada meu filho de 13 anos foi picado por uma abelha,ele se queixa de dor, verifiquei o local e ainda n está vermelho,como saber se ele é alérgico?
Cristiane Dias
Janeiro 8, 2017Minha filha foi picada por uma abelha, fizemos todos os procedimentos necessários ( retirar o ferrão com uma pinça, lavar abundantemente o local, tomou anti histamínico local.) Chegou a inchar um pouco, ficou vermelho. Mas no decorrer de uns 4 dias passou tudo. Ocorre que depois de quase uma semana após a picada, o local voltou a coçar e ficar bem irritado. Isso pode acontecer? Oque deve ser feito?
Paulo Rosa
Janeiro 9, 2017As reações a picada de inseto podem em certos casos durar vários dias, dependendo do antígeno e da sensibilidade do indivíduo.
Converse com seu médico.
Ana Cecília
Janeiro 6, 2017Eu fui picada pela abelha e está muito vermelho, inchado e coçando muito
laysa vitoria theodoro gomes
Janeiro 5, 2017fui picada por uma abelha começou a doer e n parava mais e hoje de manha ta muito emchado como eu posso saber se eu tenho alergia a abelha
Paulo Rosa
Janeiro 5, 2017Aparentemente isso parece uma reacção alérgica.
Se você já teve uma reacção a picadas de abelhas que sugere ser alérgica ao veneno da abelha, o médico pode sugerir um ou ambos dos seguintes testes:
Teste de pele. Durante o teste de pele, uma pequena quantidade de extracto purificado alérgeno (neste caso, veneno de abelha) é injetado na pele do braço ou parte superior das costas. Este teste é seguro e não irá causar quaisquer reacções graves. Se você é alérgico a picadas de abelha, você desenvolver uma elevação (colméia) no local de teste em sua pele. Especialistas alergia geralmente estão melhor equipados para realizar testes de alergia de pele.
Exame de sangue alergia. Um exame de sangue (às vezes chamado de teste de radioallergosorbent) pode medir a resposta de seu sistema imunológico para veneno de abelha por medir a quantidade de anticorpos que causam alergia em sua corrente sanguínea, conhecidos como anticorpos imunoglobulina E. Uma amostra de sangue é enviada para um laboratório médico, onde ele pode ser testado quanto a evidência de sensibilidade aos alérgenos possíveis.
Testes de alergia de pele são os testes mais precisos para as alergias de insetos. Mas se o teste de alergia de pele é negativo – e seu médico ainda acha que você pode ter uma alergia a insetos picadas – você pode precisar de um exame de sangue para alergia verifique. Seu médico também pode querer testá-lo para alergia a jaquetas amarelas, vespões e vespas – o que pode causar reacções alérgicas semelhantes às de picadas de abelha.
Ludmilla
Setembro 25, 2016Sentei em cima de uma centopeia e imediatamente comecou a me dar muito dor e inchar. O que devo fazer ? Ja lavei com sabao e fazendo compressa fria mas ta inchando mais e segue doendo. Como saber que tenho alergia ?
Paulo Rosa
Setembro 26, 2016Algumas das centopeias de maior tamanho podem picar e provocar grande dor, além de inchaço e de vermelhidão à volta da picada. Os gânglios linfáticos que rodeiam a zona picada inflamam-se, mas, em geral, não são provocados danos nem infecções no tecido. Os sintomas raramente duram mais de 48 horas.
Os miriápodes não picam, mas podem segregar uma toxina irritante para a pele e, em casos graves, danificar o tecido.
A aplicação de gelo sobre a picada de centopeias costuma aliviar a dor. As secreções tóxicas dos miriápodes deverão ser eliminadas da superfície cutânea lavando-a com água e sabão; não é aconselhável usar álcool. Se se verificar uma reacção cutânea, deve aplicar-se um creme com corticóides. As lesões oculares têm de ser lavadas com água (irrigadas) de imediato e devem ser aplicados nos olhos unguentos específicos que contenham um analgésico e um corticosteróide.
george fernandes
Julho 3, 2016sou uma paciente com Fibromatose tenho elegia abelha
Fernanda
Maio 25, 2016Fui picada por uma abelha que não me recordo o nome mais é uma abelha grande minha mão foi ficando avermelhada e foi crescendo mas eu coloquei álcool. Isso pode resolver? Dizem também que é bom passar limão por cima ou vinagre.
Paulo Rosa
Maio 25, 2016É preciso avaliar possíveis sintomas de reacção alérgica. Se você tiver algum sintoma, como por exemplo, dificuldade em respirar ou engolir, urticaria, inchaço da face, agitação, ansiedade, pulso rápido ou vertigens, deve visitar o médico com urgência.
Ser picado por uma abelha ou vespa pode ser doloroso e assustador, mas na maioria dos casos não provoca complicações mais graves. A picada da abelha é incómoda e dolorosa, mas não costuma evolui além disso. A excepção ocorre nos pacientes que são alérgicos ao veneno das Hymenoptera, ordem que engloba as famílias das abelhas e vespas.
Ao contrário do que diz o mito popular, a picada de Vespa não é alcalina e a picada de Abelha não é ligeiramente ácida. A química de uma picada é muito mais complexa, pelo que as curas tradicionais como a aplicação de vinagre numa picada de Vespa ou a aplicação de bicarbonato de sódio numa picada de Abelha resultam num alívio muito limitado. Mas há outras medidas práticas que podem ser tomadas.
Se for picado por uma Abelha, a dor reduz significativamente se remover o ferrão rapidamente. Isto deve ser feito com cuidado, usando as unhas, uma pinça ou uma faca – é necessário ter o cuidado de não apertar o saco do ferrão para não injectar mais veneno na ferida.
Lave a ferida com água e sabão e, em seguida, reduza o inchaço com água fria ou cobrindo-o com uma compressa fria ou gelo envolto num pano (mas nunca aplique o gelo directamente sobre a pele).
Para aliviar a comichão, aplique um creme anti-histamínico próprio para picadas e ferroadas ou tome um anti-histamínico oral.
Também pode aplicar loção de calamina para refrescar a ferida e aliviar a comichão. Se a comichão for muito intensa, consulte um farmacêutico e peça-lhe informações sobre cremes de esteróides.