alergia alimentar

Como saber quais os alimentos que somos alérgicos

alergia alimentarPensa que pode ter uma alergia a certos alimentos? Saiba mais sobre como esta dieta pode ajudar a determinar quais os alimentos estão a causar as suas alergias.
As alergias alimentares têm recebido mais atenção nos últimos anos. No entanto, muitas vezes as pessoas não estão cientes têm alergias a certos alimentos, e posteriormente são incapazes de se defender adequadamente contra eles.
Isso pode acontecer porque as alergias podem-se desenvolver ao longo do tempo, mas muitas vezes isso acontece porque as reações são mais leves e não associamos essas reações como sendo necessariamente alérgicas, nós pensamos que são algum problema na digestão ou irritação da pele.
Uma forma de identificar uma potencial alergia alimentar para comprometer-se a uma dieta de eliminação de alergias, o que limita os tipos de alimentos que come, para ajudar a isolar possíveis alergias que podem estar escondidas na sua alimentação. Embora não seja algo para ser tomado de ânimo leve, devendo ser sempre supervisionada por um médico, essas dietas de eliminação podem ser uma forma de se proteger de alergias que de outra forma não são identificadas.
Há testes médicos que podem ajudar a determinar alergias alimentares particulares, mas não há nenhuma dieta infalível para determinar alergias, mas quando feita corretamente, podem ser uma ótima forma de isolar os alimentos alergénicos ou intoleráveis.

O que a dieta implica

Quando se fala em dietas de eliminação de alergias (também conhecido como teste de provocação), precisamos fazer uma distinção entre as dietas em que o objectivo é ajudar a reduzir sintomas relacionados a alergias de interior/exterior e aquelas dietas que são para identificar a maior parte das alergias alimentares que as pessoas de experimentam. Aqui vamos estar a olhar para a último doas duas e algumas diretrizes gerais, ou as melhores práticas para as pessoas, considerando este tipo de dieta.
Embora existam muitas reivindicações sendo feitas sobre as várias especialidades das dietas de eliminação de alergias (como o jejum prolongado), para obter os melhores resultados para o cada caso individual, é uma boa ideia obter alguma orientação profissional antes de iniciar qualquer dieta.

Riscos e considerações

É importante consultar  sempre um médico sobre este tipo de dietas, especialmente porque existem alguns fatores potenciais de risco.
Por um lado, há alguns indícios que indicam que uma dieta de eliminação prolongada pode causar mais reações agudas alérgicas em algumas pessoas. Se sabe que tem certas alergias alimentares e está a reintroduzir os alimentos de volta à sua dieta, deve fazê-lo sob a supervisão de um médico.
Um médico também pode ajudar a planear os alimentos eliminados para garantir que ainda recebe a nutrição adequada, enquanto faz a dieta. Às vezes, superamos as nossas alergias e, por vezes, desenvolvemos novas à medida que envelhecemos, mas com a devida orientação médica e atenção à nossa dieta, podemos identificar e gerir as nossas alergias alimentares específicas e desfrutar da nossa comida sem nos preocupar-nos.

Iniciar a Dieta

Ao iniciar uma dieta de eliminação ( teste de provocação), vai precisar para remover completamente o alimento em questão, pelo menos por duas semanas e às vezes talvez por dois ou três meses.
Tente manter a pratos simples, e tenha cuidado com embalagens e sobras. Isto é particularmente importante no início do processo para evitar qualquer contaminação cruzada. Ao continuar com a dieta, preste muita atenção a qualquer alteração nos seus sintomas, se os sintomas melhorarem, pode ter encontrado o alimento alergénico, mas se persistirem, é provável que o alimento eliminado não é a causa.
Se os sintomas melhorarem, pode gradualmente começar a introduzir o alimento omitido na sua dieta, embora o melhor é começar com a forma mais simples dos alimentos, para evitar outros ingredientes que também podem causar uma reação. Se os sintomas piorarem, é boa ideia iniciar o teste e retire novamente os alimentos da sua dieta em questão a fim de verificar  a eventual preparação ou quaisquer outros conflitos. Por exemplo, talvez algo frito pode não cair muito bem e fazer que se sinta indisposto(a), podendo ser confundido com uma reacção alérgica.

Mantenha um diário alimentar

Uma coisa que pode ser útil para manter o controle alimentar que come e quaisquer sintomas que podem ocorrer é manter um diário ou registo da sua dieta.
Anote tudo o que come, tentando ser o mais completo e preciso sobre os ingredientes, (também é boa ideia anotar datas e horas). Então, mantenha o controle dos sintomas que experimenta, prestando atenção a como se sente em relação ao que come. Esta informação pode ser ainda mais útil com uma hora e data.
À medida que prosseguir com a sua dieta, digamos, depois de três a quatro semanas, será capaz de acompanhar as tendências relativamente aos seus sintomas. Um diário alimentar é também um grande recurso de informação para o seu médico.
2

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.